Autoras paraibanas lançam livro em Lisboa no próximo domingo

 

O livro “É tudo. Muito. Di-verso…” das autoras paraibanas Geneceuda Monteiro e Imara Queiroz, será lançado no domingo, 09 de outubro, a partir das 16h, na Livraria da Chiado Editora, em Lisboa, Portugal.

A obra traz uma proposta inovadora de poemas-clique inspirados em haicai, poetrix, tercetos, entre outros estilos poéticos. É a captura poética da imagem ou a imagem revelada em forma de poema.

De leitura bastante leve e agradável, o livro pretende atingir todos os leitores que se dispuserem a se entremear pelos seus versos e imagens. Trata-se de um olhar poético totalmente adequado à sociedade instantânea da era da tecnologia da informação e comunicação, que dispõe de pouco tempo para se dedicar à leitura. Além disso, com formato e conteúdo bastante atrativo, o livro se configura como uma ferramenta lúdica que busca estimular jovens leitores no processo de construção dialógica e reflexiva de poemas e imagens. Esse encontro exato da palavra/fotografada, certamente, possibilitará momentos de reflexão, refazenda e, porque não, de abstração e ternura entre os seus leitores.

“Deve ser lido por quem seja capaz de escutar a melodia de uma fotografia e enxergar os azuis e verdes e amarelos e vermelhos de um poema em preto e branco…!” desafia o escritor e psicanalista Edmundo Gaudêncio, que deu nome e assina a apresentação da obra.

 

COMO SURGIU A PARCERIA

As autoras se conheceram em 2012. Durante uma consulta de rotina, feita pela jornalista Geneceuda Monteiro com a cardiologista Drª Imara Queiroz, ambas descobriram afinidades em seus hobbies: escrever poemas e fotografar, respectivamente. Daí surgiu a ideia de lançar um livro.

A partir de então, durante a organização do conteúdo, parecia que o livro já estava pronto devido à sintonia existente entre poemas e fotos. O mais foi selecionar o que havia de melhor na produção, produzir imagens para poemas novos, que foram surgindo, e produzir poemas para novas imagens captadas que mereciam entrar no livro.

Em julho de 2015, a editora europeia Chiado de Portugal, após analisar os originais do livro, identificou o potencial literário e mercadológico da referida obra para publicação.  “É tudo. Muito. Di-verso” ficou pronto em janeiro de 2016, sendo lançado em Campina Grande no dia 16 de março.

Na noite do lançamento, toda remessa enviada pela Chiado Editora, para a ocasião, foi vendida. Finalmente, o livro recém nascido desembarca em São Paulo pelos braços acolhedores da Livraria Martins Fontes. A partir de então, as expectativas das autoras são de que sua obra tenha em São Paulo a mesma aceitação e repercussão observadas e registradas pelos leitores em outros locais onde a obra foi apresentada.

 

 

Mais informações:

Geneceuda Monteiro (83- 9 8814-6576) / Imara Queiroz (83 – 9 8863-2622)

geneceuda.monteiro@gmail.com          / queirozimara@gmail.com

 

pbc
pbc
O PBC traz informações, análises e serviços especializados aos artistas, produtores e gestores públicos e privados do mercado cultural e meio ambiente.
Related Posts