Cinco praias da Paraíba para aproveitar as férias de verão

A Paraíba não é um estado tão explorado pelo turismo quanto outros estados da região e é exatamente esse jeito tímido que conta a seu favor. Quem prefere encontrar praias mais vazias, em que impera a tranquilidade sem abrir mão do visual paradisíaco, escolheu o lugar certo para passar as férias.

 

Os cenários ao longo da costa litorânea paraibana vão se revelando devagar, mantendo a beleza natural de suas praias.  Pedras de formatos curiosos, coqueiros, falésias coloridas e mirantes, complementam o visual que sempre se harmonizam com maestria do oceano atlântico com suas temperaturas agradáveis. Basta que o céu esteja aberto para fazer a felicidade dos turistas e garantir um ótimo dia na praia.

João Pessoa acaba por ser a região de maior visitação, mas quem tem um tempo livre não pode deixar de conhecer a região sul do estado. Menos de 30km de distância separam João Pessoa do Conde, cidade que guarda algumas das mais belas praias da região – seja para mergulhar, surfar, praticar o naturismo ou simplesmente apreciar o visual.

Uma das dicas mais importantes para quem visita essa região ou outras praias do nordeste, é buscar informação sobre a tábua de maré, no site da Marinha. As piscinas naturais e bancos de areia são formados, na grande maioria das vezes, quando a maré está baixa, fato que ocorre duas vezes ao dia. As fases da lua influenciam diretamente nas marés, e por isso, nem todas as luas são bacanas para encontrar a maré baixa. Nas semanas de lua cheia e lua nova a oscilação entre o ponto mais alto e mais baixo da maré é maior, possibilitando que as marés fiquem mais rasas e mais cheias nesse período, e por isso são as melhores semanas para uma viagem. Quem prefere águas bem clarinhas, e água menos turva, o verão paraibano é a estação certa, quando as possibilidades de chuvas são menores.

Confira nossa seleção das praias próximo a capital paraibana, que valem a pena conhecer!

 

Tambaba, Conde
Tambaba é uma das praias mais interessantes da Paraíba, e tem a facilidade de agradar diferentes públicos:  turistas, surfistas e naturistas. Além do visual espetacular, com formações rochosas peculiares e grandes falésias, essa praia é famosa por ser uma das praias naturistas mais famosas do Brasil. Quem quiser conhecer a área voltada aos naturistas, no entanto, tem de ficar completamente despido.

 

Coqueirinho, Conde
“Sombra e água fresca”, assim é o ritmo em Coqueirinho. O nome já dá dicas do que encontrar na região, mas não pense que o cenário para por aí.  A praia é daquelas em que não decepciona aos amantes de natureza, afinal, com falésias avermelhadas e bastante vegetação, fica difícil não se render a um delicioso mergulho. Recomendamos fazer uma caminhada de Coqueirinho até Tabatinga na maré baixa. A paisagem é demais!

 

Tabatinga, Conde
Quer tranquilidade e ouvir o barulho do mar sem ser incomodado? Então, Tabatinga é a sua praia. Sem muita estrutura e com um visual de tirar o fôlego, essa praia é o local ideal para descansar cercado pela natureza. Tabatinga tem falésias coloridas, areia fofa, árvores e o encontro de um pequeno rio com o mar, por isso permite um mergulho na água doce ou na água salgada.

 

Praia de Areia Vermelha, Cabedelo
A Praia de Areia Vermelha é, na verdade, um banco de areia no meio do mar, mas o lugar é tão interessante que não poderia ficar de fora dessa lista. A “praia” se forma sempre que a maré está baixa e tem seu acesso feito por barcos que saem das praias próximas. Quem pensa que o banco de areia deixa a desejar no quesito “estrutura” não poderia estar mais enganado! Mesmo não estando juntinho da praia, toda uma estrutura com cadeiras, guarda-sóis e bebidas é montada para o turista que gosta de conforto.

 

Tambaú, João Pessoa
Entre as praias urbanas de João Pessoa, Tambaú é a que mais tem fama. A praia possui uma excelente estrutura e fica animada tanto de dia quanto pela noite. É uma praia sem ondas muito fortes e por isso recomendada também para famílias com crianças. É de Tambaú que partem as embarcações para Picãozinho, as piscinas naturais de águas cristalinas onde se pode mergulhar e ver peixinhos.

 

E você, conhece as praias paraibanas? Quais são suas praias preferidas? Deixe suas dicas!

pbc
pbc
A redação do PBC possui experiência na produção de conteúdos relacionados aos temas; cultura, turismo e meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando e trazendo para você uma boa leitura. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.
Related Posts