Cinemas em Rede exibe documentário sobre casamento homoafetivo no Brasil

 

Vestidas de Noiva2A próxima sessão do projeto Cinemas em Rede está marcada para o dia 11 de agosto. O longa-metragem escolhido dessa vez é “Vestidas de Noiva”, de Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani. O documentário traça um histórico do casamento homoafetivo no Brasil e acompanha o processo de união das protagonistas. “Esse é um trabalho que celebra as conquistas já alcançadas e aponta o que ainda precisa ser feito para garantir direitos iguais às famílias homoafetivas”, afirma Fabia Fuzeti, uma das diretoras e protagonistas do filme.

O filme traz  ainda entrevistados André e Sérgio Moresi, o primeiro casal gay a se casar no civil no Brasil; Luciana Genro, importante figura política para a comunidade LGBT; Heloísa Alves, ex-coordenadora de políticas LGBTs do Estado de São Paulo, entre outros.

Após a exibição do filme, de 20h às 21h, haverá um bate-papo na Cinemateca Brasileira com as protagonistas e cineastas. O debate será transmitido para as outras salas via conferência web, pela ferramenta MConf. Para Gabi Torrezani, esposa de Fabia e também diretora do “Vestidas de Noiva”, a sessão será um importante espaço de diálogo sobre o tema. “A principal ideia do documentário é dar visibilidade à causa e diminuir o preconceito que ainda existe”, afirma.

A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas. A sessão de 11 de agosto integra nove salas: : Cine Vila Rica (Ufop); Cine Aruanda (UFPB); Cine Arte UFF; Cine UFPel; CineUFSCar; Cine Metrópolis (Ufes); Cinema da UFBA; Fundaj; e Cinemateca Brasileira.

 

RNP – Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja opera e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa. http://www.rnp.br/

 

Acompanhe o “Vestidas de Noiva” nas redes sociais:

Sitewww.vestidasdenoiva.com.br
Facebookfacebook.com/VestidasDeNoivaDocumentario
Instagram: instagram.com/VestidasDeNoiva

 

Saiba mais sobre o Cinemas em Rede:

http://culturadigital.br/cinemasemrede/

pbc
pbc
A redação do PBC possui experiência na produção de conteúdos relacionados aos temas; cultura, turismo e meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando e trazendo para você uma boa leitura. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.
Related Posts