Dormideira

A diversidade tem motivado estudos e pesquisas para certificar-se das propriedades e finalidades de cada uma, já que muitas plantas se tornaram parte do cotidiano das pessoas por suas propriedades medicinais.

Muito conhecida no Nordeste, a planta dormideira, cuja origem é brasileira, é uma dessas plantas que todos deveriam ter em casa. Seu nome científico é Mimosa pudica l, e dependendo da região pode ser conhecida popularmente como dorme-dorme, maria-fecha-porta, malícia-de-mulher, sensitiva e juquiri-rasteiro. Ela pertence à família Fabaceae, a família das ervilhas. Trata-se de um pequeno arbusto, cujas folhas ao serem tocadas ou expostas ao calor, se juntam como se estivessem dormindo, o que originou seu nome mais popular.

Propriedades

As principais propriedades encontradas na planta dormideira são:

  • Colagogo;
  • Laxante;
  • Purgativo;
  • Resolutivo.

Benefícios e indicações

Comumente a planta dormideira é indicada para prisões de ventre, intestino preguiçoso, dores de garganta, dente e cabeça, inflamações em geral e icterícia. Embora não seja cientificamente comprovado, acredita-se que a dormideira possua propriedades analgésicas, já que seu consumo aparenta aliviar diversos tipos de dores.

Cuidados

Embora seja benéfica para o organismo, a planta dormideira pode ser tóxica se consumida em altas doses, por longo período ou de forma indiscriminada. É importante lembrar que o consumo de plantas serve para melhorar a saúde, sendo elas auxiliares de tratamentos responsáveis. O consumo de qualquer medicamento – seja ele fármaco ou natural – requer orientação e acompanhamento de um médico especialista de confiança, para não acarretar possíveis danos à saúde.

Modo de preparo

Você encontrará a planta dormideira disponível em farmácias e lojas de produtos naturais, em embalagens que conterão sua raiz seca e pronta para o preparo de chá. Leve ao fogo um litro de água, juntamente com duas colheres de sopa contendo a raiz da planta. Deixe ferver por 2 minutos, então desligue o fogo e abafe o recipiente, deixando o conteúdo descansar por 10 minutos. Quando a temperatura estiver adequada para consumo – morna – coe e beba o chá 3 vezes por dia, preferencialmente de manhã, tarde e noite.

pbc
pbc
A redação do PBC possui experiência na produção de conteúdos relacionados aos temas; cultura, turismo e meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando e trazendo para você uma boa leitura. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.
Related Posts