Exposição apresenta gravuras de Hermano José e seus alunos

A exposição conta com mais de 60 gravuras de Hermano José, alunos e amigos, revelando seu papel para o ensino de artes visuais na Paraíba

O INSS Cultural e o Museu Casa de Cultura Hermano José realizam o lançamento da exposição “Ao mestre, com carinho: gravuras de Hermano José, alunos, amigos e seguidores”. O evento ocorrerá no dia 21 de dezembro, às 10h, na Galeria de Exposições Temporárias, localizada na Gerência Executiva do INSS em João Pessoa (Rua Barão de Abiahy, 73 – Centro). A exposição fica aberta para visitação pelo período de 26 de dezembro de 2018 a 29 de março de 2019, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é franca.

Contando com mais de 60 gravuras, a exposição evidencia a obra do artista plástico Hermano José, falecido em 2015, e o seu papel na formação de várias gerações de artistas visuais paraibanos, trazendo obras de alunos e admiradores que se inspiraram em seus trabalhos e seus ensinamentos. Agente cultural multifacetado, Hermano José foi artista plástico, poeta, professor da UFPB, gestor cultural e ecologista, tendo transitado por inúmeras instituições onde dedicou-se ao ensino de artes visuais. Os trabalhos apresentados foram concebidos entre os anos de 1959 e 1993, cobrindo boa parte dos seus anos de docência e de sua relação com artistas em formação. Além do mestre, a coletiva traz gravuras de 41 artistas plásticos, com nomes como Clóvis Junior, Fred Svendsen, Milton Ribeiro, Inácio Rodrigues, Walter Wagner, Martinho Patrício, entre outros. Como reconhecimento de seu trabalho como gravador, Hermano José possui gravura no Museu Metropolitano de Nova York e consta no livro Gravura brasileira hoje: depoimentos, que reúnem nomes representativos desta arte no país.

Sob curadoria do artista visual e gestor cultural, Bertrand Martins, e da professora e vice-reitora da UFPB, Dr.ª Bernardina Freire, e sob a produção executiva do produtor cultural Alexandre Santos, a exposição marca a parceria e cooperação entre as instituições promotoras. Para Rogério Silva, Gerente Executivo do INSS em João Pessoa, “a parceria entre o INSS e a UFPB é muito comemorada por nós, pois são duas instituições de alta relevância para a sociedade que, juntas, podem potencializar mutuamente o alcance das ações que realizam”.

Para o curador Bertrand Martins, “esta exposição torna-se um marco na cooperação técnica, científica e cultural que já vem ocorrendo entre o INSS e a UFPB, e agora mais especificamente entre o INSS Cultural e o Museu Casa de Cultura Hermano José, os quais vem desenvolvendo projetos conjuntos”. O coordenador do INSS Cultural revela ainda que a exposição “marca a reabertura, em grande estilo, da nossa Galeria de Exposições Temporárias, com trabalhos de alta qualidade e com uma bela homenagem ao professor Hermano José, que foi um incansável defensor da cultura e das artes visuais da Paraíba”. Por s

Segundo a vice-reitora da UFPB, professora Dr.ª Bernardina Freire, “a exposição reúne obras de Hermano, mas também de muitos artistas que conviveram com ele, que foram seus alunos e beberam na sua fonte artística, estética e poética para amadurecerem a sua própria arte”. Para a professora, que é curadora e presidente do Conselho Científico-Cultural do Museu Casa de Cultura Hermano José, o homenageado “sempre teve esse perfil agregador, essa verve de professor, de multiplicador de conhecimento, e com essa exposição coletiva queremos mostrar uma das suas mais importantes facetas, a de educador, uma verdadeira referência para muitas gerações até hoje”, conclui.

As gravuras foram adquiridas em vida pelo artista plástico, sob diversas formas, entre resultados de processos de ensino guardados por ele, doações, trocas e presentes que recebeu. Hoje, todas compõem o acervo do Museu dedicado à sua vida e obra, que funciona na casa onde Hermano José residiu, tendo ele doado à UFPB em 2015 todo o seu espólio e sua residência. Em maio de 2017, a reitora da UFPB, professora Dr.ª Margareth Diniz, inaugurou o Museu Casa de Cultura Hermano José. Na ocasião, na presença de familiares e amigos do homenageado, a reitora externou seus sentimentos, afirmando ser “uma honra para a UFPB cumprir a vontade de Hermano José e poder entregar à Paraíba esse novo centro de arte e cultura”.

Para o coordenador do Museu e produtor cultural, Alexandre Santos, “é fundamental, para qualquer pessoa que queira tomar contato com o campo das artes visuais na Paraíba, conhecer a obra de Hermano José e o seu papel na formação de artistas que hoje são expoentes da área”. O produtor também indica a intenção de circulação desta e de outras exposições. “O acervo deixado por Hermano é vasto, esta é apenas uma das tantas exposições que temos a mostrar ao público. Para o próximo ano, além daquelas programadas para ocorrerem no Museu, também desejamos levar outras a espaços culturais da cidade, potencializando o alcance do acervo, desenvolvendo a extensão cultural universitária e difundindo a obra de um dos mais importantes artistas plásticos da Paraíba”, conclui.

A exposição segue aberta para visitação até o final do mês de março de 2019, podendo ser visitada por escolas, turistas, estudantes de artes visuais e público interessado no geral. Visitações em grandes grupos devem ser marcadas através do número (83) 98826-0576.

 

Serviço
  • Lançamento da exposição “Ao mestre, com carinho: gravuras de Hermano José, alunos, amigos e seguidores”
    Data: 21 de dezembro de 2018, às 10h
    Período da exposição: 26 de dezembro de 2018 a 29 de março de 2019
    Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
    Local: Galeria de Exposições Temporària / Gerência Executiva do INSS em João Pessoa
    Endereço: Rua Barão de Abiahy, 73 – Centro

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/527574027716602/

 

 

 

pbc
pbc
A redação do PBC possui experiência na produção de conteúdos relacionados aos temas; cultura, turismo e meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando e trazendo para você uma boa leitura. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.
Related Posts