FurmigaDub inicia gravação de documentários na Paraíba para projeto contemplado pelo Itaú Cultural

O músico paraibano inicia viagem em 15 de dezembro para se encontrar com mestres de cultura popular em João Pessoa, Monteiro, Alagoa Grande e Campina Grande

De 15 a 18 de dezembro, o produtor musical paraibano Fabiano Formiga dá início ao projeto FurmigaDub e Seu Bando, selecionado no programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018, com a gravação de quatro mini documentários, cada um sobre um mestre da cultura popular resgatado por ele, contando a história de vida desses personagens, o processo criativo deles, o envolvimento com a música e a cultura popular, a importância deles para a comunidade em que vivem e na constituição da memória e identidade das pessoas.

A primeira parada é em Monteiro, no dia 15, para gravação com Totonho, cantor e compositor que nasceu nessa cidade, conhecida como a terra dos repentistas, universo que está presente em suas canções. No dia 16, é a vez de encontrar a Caiana dos Crioulos, comunidade quilombola localizada na zona rural do município de Alagoa Grande, que teve músicas remixadas por FurmigaDub. No dia 17, grava em Campina Grande com Anita Garyballdi, artesã paraibana que vende bonecas em feiras e que ganhou as pistas dentro e fora do Brasil com a música “Ainda Dapadá”. As filmagens se encerram em João Pessoa no dia 18 com Marinho, mais um mestre descoberto e gravado por FurmigaDub.

FurmigaDub é o encontro da cultura popular nordestina com a música eletrônica contemporânea. Desde 2011, Furmiga vem usando seu conhecimento musical para estabelecer uma ponte entre os ritmos que cresceu ouvindo, como ciranda, caboclinho e baião, e as batidas da cada vez mais efervescente bass music. Além de compor suas próprias músicas, Furmiga é responsável por resgatar e gravar canções de mestres da cultura popular nunca gravados, ajudando a preservar e difundir esses trabalhos tão únicos da cultura brasileira.

Dentro do projeto contemplado pelo Rumos, ainda haverá a criação e produção de um site que sirva para a documentação e divulgação do trabalho do artista e a circulação desse produção através da realização de um show em João Pessoa, ainda em data a ser definida.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior.  Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país.

Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

 

 

 

pbc
pbc
A redação do PBC possui experiência na produção de conteúdos relacionados aos temas; cultura, turismo e meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando e trazendo para você uma boa leitura. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.
Related Posts