Goiaba: conheça 5 curiosidades

A goiaba é impossível de não ser percebida. A fruta, que tem cores fortes tanto na casca, verde, como na polpa, rosa, possui também um perfume marcante. Ou seja, é difícil não reparar quando alguém se prepara para degustá-la. Fonte de diversos nutrientes, a goiaba é muito benéfica à saúde. Aliada a uma alimentação balanceada e saudável, o consumo da fruta pode contribuir para o funcionamento do sistema imunológico e para regular o intestinal.

Além disso, a fruta é super-versátil e pode ser usada para fazer sucos e doces. Entretanto, para aproveitar melhor todas as vitaminas e minerais do alimento, o ideal mesmo é comer a goiaba in natura. Confira agora cinco curiosidades sobre a fruta.

 

A goiaba é originária da América do Sul

A fruta que tem origem nas regiões tropicais da América, incluindo o Brasil. Apesar disso, apresenta fácil adaptação às variações ambientais, podendo se desenvolver também em climas subtropicais e em regiões de até 1.700 metros acima do nível do mar. No Brasil ela não nega as raízes, afinal a maior parte da nossa produção concentra-se nos Estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia.

 

Existem diversos tipos de goiaba

Existem diversos tipos de goiaba, sendo as mais comuns a vermelha, abordada no início do texto, e a branca, que, como próprio nome diz, tem a polpa esbranquiçada. O Brasil se destaca na produção, entretanto, o comércio internacional da fruta é tímido se comparado à exportação de banana e laranja, por exemplo. Um dos motivos para esse desempenho é a preferência do consumidor estrangeiro pela versão de polpa branca, em desacordo com o gosto local.

 

É rica em vitamina C

A fruta é rica em vitamina C. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos(Taco), cada 100 gramas (g) de goiaba vermelha contém 80,6 miligramas (mg) de vitamina C. Esse número é ainda maior na branca, uma vez que a fruta apresenta 99,2 mg a cada 100g. Para se ter uma ideia, uma Laranja Bahia, conhecida popularmente como fonte de vitamina C, apresenta 56,9 mg do nutriente. Em relação a carboidratos, proteínas e calorias, os dois tipos são muito parecidos.

 

Tem diversos outros nutrientes

A goiaba também contém ácido fólico, conhecido como folato ou vitamina B9. Essa vitamina é muito recomendada para mulheres durante a gravidez. Isso porque o folato é necessário para a formação do tubo neural dos fetos. Rica em fibras, a polpa proporciona saciedade. A cada 100g da fruta, 6,2 mg de fibras. Além disso, a goiaba tem poucas calorias (kcal), apenas 54 kcal a cada 100g.

 

A goiaba é matéria-prima de um dos mais tradicionais doces do País

No Brasil, tanto a produção de queijo quanto de goiabada está ligada aos portugueses. Para o primeiro, a ideia era dos colonizadores era tentar reproduzir no País o queijo à base de leite de ovelha feito em Portugal. Entretanto, na ausência desse ingrediente, surgiu o Queijo Minas feito com leite de vaca. O doce de goiaba, por sua vez, foi desenvolvido como uma alternativa para conservar a fruta. A receita brasileira é uma adaptação de uma portuguesa que dá origem ao doce de marmelo ou marmelada.

 

pbc
pbc
A redação do PBC possui experiência na produção de conteúdos relacionados aos temas; cultura, turismo e meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando e trazendo para você uma boa leitura. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.
Related Posts