Nordeste bate novo recorde de energia solar com 675 megawatts

O Nordeste brasileiro tem como forte característica a abundante quantidade de luz solar que fica sobre os nove estados da região. Com o aumento do uso de energia solar, o crescimento econômico e sustentável também está sendo tendência! De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), o Nordeste atingiu uma nova marca na geração de energia solar.

A energia solar atingiu, às 12h11, o recorde de 675 megawatts (MWp) com fator de capacidade batendo 86% naquela hora, segundo o ONS. O Nordeste abriga grande parte das usinas solares e eólicas do Brasil e devido a uma ótima performance, exporta energia para o Sudeste e Centro-Oeste. A exportação chegou a 2.055 MW médios no dia 29 de agosto.

O potencial, tanto do Brasil como do Nordeste, é grande! Estudos da Empresa de Pesquisas Energéticas estimam que até o ano de 2026 as fontes renováveis terão uma expansão de 41 gigawatts, através de usinas eólicas e solares, que serão responsáveis por cerca de 19 gigas. De acordo com as pesquisas, as energias renováveis estão atraindo cada vez mais consumidores conscientes dos benefícios atrelados a esses tipos de fonte energética.

O governo do Estado de Pernambuco, por exemplo, teve a iniciativa de firmar uma parceria com o Banco do Nordeste e a concessionária local com o objetivo de incentivar a microgeração distribuída para pequenos negócios. Ou seja, as empresas interessadas em adquirir placa solar, encontram fornecedores do setor para auxílio. De acordo com o secretário-executivo de Energia de Pernambuco a ação do governo é de grande valor, além dos clientes terem como reduzir sua conta de luz emitida pela companhia elétrica estadual.

Do ano de 2020 em diante, a previsão é de que sejam instalados mil megawatts-pico, potência usada anualmente para a fonte. Além disso, segundo estudos do Plano Decenal, o Brasil tem capacidade para reter 10 gigawatts-pico de centrais solares e 3,5 gigas de geração distribuída solar. As pesquisas realizadas mostram que o crescimento das fontes renováveis no Brasil e em seus Estados manterão um ritmo progressivo.

Autorizado pelo Governo, o financiamento de projetos de energia solar fotovoltaica para pessoas físicas com recursos da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) também impulsiona ainda mais a utilização da energia solar em residências da região Nordeste. O Atlas Brasileiro de Energia Solar, publicado em 2017 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostra os valores médios anuais da irradiação solar no Brasil. Baseado nesse estudo, o Nordeste é a região que possui os melhores parâmetros, apresentando o maior nível de irradiação solar, sendo sua média anual de 5,52 kWh/m2 – dia.

A energia solar melhorou a qualidade de vida dos agricultores na Paraíba. O banco do Nordeste possui um financiamento para energia solar. Essas e diversas outras razões tornam a região do Nordeste um local propício para investimentos em geração de energia elétrica a partir da fonte solar.

 

 

pbc
pbc
O PBC traz informações, análises e serviços especializados aos artistas, produtores e gestores públicos e privados do mercado cultural e meio ambiente.
Related Posts