Programação do festival Dança em Trânsito 2022
Realizado e produzido pelo Espaço Tápias, com direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias nacionais e internacionais, como também pelo formato itinerante, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos.
PROGRAMAÇÃO ESPETÁCULOS E PROJEÇÕES
10/08 QUARTA
16h30 – Cinema do CCBB Brasília
DANÇA EM TRÂNSITO PROJETADO
Dança em Foco – mostra especial 20 anos. Exibição de seleção especial de vídeos de dança. Duração aproximada de 55 min.
17h30 – Área externa do CCBB Brasília
ESPETÁCULO – ROTAS PLURAL
Resultado da residência coreográfica de criação a partir do intercâmbio entre a dança contemporânea e estilos musicais populares do Brasil.
18 min. Livre.
COREOGRAFIA: LO QUE LOS ÁRBOLES NO CUENTAN
Com Kiko López e Hector Plaza (Espanha)
COREOGRAFIA: ADAPTA-BILIDADE
NIMO cia de dança (Rio de Janeiro, RJ, Brasil e Portugal)
12min. Livre.
19h – Teatro do CCBB Brasília
ESPETÁCULO – SET OF SETS
Cie GN I MC – Guy Nader & Maria Campos (Barcelona, Espanha)
57 min. Livre.
11/08 QUINTA
16h30 – Cinema do CCBB Brasília
DANÇA EM TRÂNSITO PROJETADO
Dança em Foco – mostra especial 20 anos. Exibição de seleção especial de vídeos de dança. Duração aproximada de 55 min.
17h30 – Área externa do CCBB Brasília
ESPETÁCULO – MOTIRÓ
Grupo Favela (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
20min. Livre.
ESPETÁCULO – BLUE MONDAY
Hector Plaza e Agnes Sales (Barcelona, Espanha)
12 min. Livre
19h – Teatro do CCBB Brasília
ESPETÁCULO – CAFÉ NÃO É SÓ UMA XÍCARA
Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ, Brasil e Paris, FR)
50 min. Livre
ESPETÁCULOS
LO QUE LOS ÁRBOLES NO CUENTAN – KIKO LÓPEZ E HECTOR PLAZA
Uma peça de rua que começa em um daqueles momentos em que você pensa e se …
É interessante ver as árvores como se fossem pessoas e as pessoas como se fossem árvores. Como elas viram o mundo passar e se adaptaram através do tempo em um ritmo lento, mas constante. Como as árvores parecem criar um mundo próprio dentro de si mesmas, assim como as pessoas. Através da dança, olhamos as árvores e a natureza e nos comparamos a elas como indivíduos, refletindo sobre as semelhanças que temos como seres vivos. Se você corta um galho, a árvore não sangra? A casca que as envolve, não mostra cicatrizes? Seus anéis não contam histórias sobre a passagem do tempo? Suas raízes não procuraram passagem pela terra?
Classificação: LIVRE
FICHA TÉCNICA
Criação e interpretação: Kiko lopez e Hector Plaza
Hector Plaza, nascido em Valladolid, iniciou sua relação com o movimento através do esporte e do Breaking. Em 2012, começou sua formação como bailarino contemporâneo e desde então não parou de investigar a relação híbrida entre a dança urbana e a dança contemporânea.
Kiko López é bailarino e coreógrafo nascido em Valencia e radicado em Barcelona. É o diretor e coreógrafo de sua própria companhia, Cia Kiko López. Sua formação é baseada no Hip hop, Dança Contemporânea, Dança Tribal e Jazz Moderno em prestigiadas academias como Alvin Ailey American Dance Theater, Debbie Reynolds Studio, Broadway Dance Center NY, Company&Company, Deltebre Dance entre muitas outras.
ADAPTA-BILIDADE – GRUPO NIMO
Livre-se da visão de mundo que a sociedade lhe impõe, veja! Observe! Reconheça e valorize as pessoas pela maneira com que elas tratam as outras pessoas e não pelo seu cargo, cor e gênero. A habilidade de se adaptar aos dias atuais é fundamental e isso não é diferente na dança – um corpo hábil é aquele que consegue se adaptar às diferentes qualidades e maneiras de cada criador.
Classificação: LIVRE
FICHA TÉCNICA
Coreografia: Gleidson Vigne
Intérprete: Gleidson Vigne
Figurino: Carolina Franco
Luz: Gleidson Vigne
Gleidson Vigne é diretor e coreógrafo da NIMO Cia de Dança. Atuou como intérprete-bailarino nas mais distintas e respeitadas companhias de dança contemporânea tais como Carlota Portella, Quasar Cia de Dança, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Balé da Cidade de São Paulo. Prêmio Mambembe de Bailarino Revelação. Coreógrafo convidado para o Balé da Cidade de São Paulo, Companhia de Ballet da Cidade de Niterói e Tanztheater Baden. Atualmente reside na Alemanha, e trabalha como solista na Stadt Theater Giessen.
SET OF SETS – CIE GN | MC – GUY NADER & MARIA CAMPOS
O trabalho da GN|MC gera repetição e ritmo no movimento dos corpos que desafiam continuamente a gravidade, como uma metáfora da natureza repetitiva da própria existência e da ideia de persistência. SET OF SETS é uma jornada baseada na cooperação, precisão e rigor, criando um labirinto interminável de corpos em ação.
Classificação: LIVRE
FICHA TÉCNICA
Ideia/conceito: GN|MC Guy Nader e Maria Campos.
Direção: Guy Nader.
Direção técnica: Albert Glas.
Criação/performance: Maria Campos, Guy Nader, Roser Tutusaus, Lisard Tranis, Clementine Telesfort, Csaba Varga, Tom Weksler.
Música: Miguel Marín.
Design de luz: Yaron Abulafia.
Figurinos: Anna Ribera.
Aconselhamento artístico: Alexis Eupierre.
Assistente de ensaios: Tanja Skok.
Fotos: Alfred Mauve, Martí Albesa.
Produção: Raqscene, Elclimamola.
Co-produção: Mercat de les Flors, Festival Sismògraf, Julidans Festival.
Apoio: Graner, La Caldera, Les Brigittines-Centre d’Art contemporain du Mouvement de la Ville de Bruxelles.
Colaboração: Departament de Cultura – Generalitat de Catalunya, Ministerio de Cultura y Deporte/INAEM, AC/E (PICE).
Guy Nader é formado em Teatro pelo Instituto de Belas Artes da Universidade Libanesa de Beirute e possui um diploma da Moveo, escola de teatro físico de Barcelona. Recebeu a bolsa de estudos Dance WEB Europe em 2012 e vários prêmios, incluindo o primeiro prêmio no Festival Internacional 15 Masdanza em Gran Canaria por seu solo criado em 2010, WHERE THE THINGS HIDE. Trabalha e colabora regularmente com a bailarina e coreógrafa Maria Campos, com quem cocriou várias obras. Colaborou também com o Maqamat Dance Theatre, Bebeto Cidra, Oreet Ashery, Iliacan, Laida Azkona, Roser López Espinosa, Companhia Mickael Marso/Décalage, entre outros.
Maria Campos estudou na SEAD na Áustria e obteve um BA em Dança na Escola de Artes de Amsterdã (MTD) em 2003. Trabalhou com várias companhias e artistas independentes, combinando ensino e sua própria criação. Atuou com Meekers em coprodução com Hans Hof Ensemble na Holanda, Protein Dance e Tom Dale no Reino Unido, com Sol Picó, Àngels Margarit/Cia.Mudances, John Jasperse, Susana Amarante Duarte, May Zahry, Bebeto Cidra e Roser López Espinosa, entre outros. Desde 2006, colabora com Guy Nader criando seus próprios trabalhos em conjunto.
MOTIRÓ – GRUPO FAVELA
Motiró, do tupi-guarani, significa a união de pessoas para a colheita ou construção de algo. Traz ao palco uma desconstrução de movimentações. Cada um com suas linguagens corporais, reunidos a fim de propor uma nova movimentação e enaltecer a importância da coletividade do significado da palavra “Motiró”.
Classificação: LIVRE
FICHA TÉCNICA
Direção artística e coreográfica: Samuel Lima.
Figurino: Samuel Lima.
Interpretação: Douglas Barreto, Enderson Salis, Anderson Pereira, Adriel Ribeiro, Raphael Duarte, Pedro Silva, Jhonatan Carvalho e Bruno Azevedo.
Iluminação: Matheus Vinicius.
Seleção Musical e mixagem: Leonardo Laureano.
O Grupo Favela foi criado em 2020, sem recursos, apenas com pessoas que acreditam que algo maior pode ser feito. É dirigido e coreografado por Samuel Lima, dançarino há 18 anos e morador do Complexo do Alemão. Iniciando sua carreira em 2011 como dançarino profissional no Grupo de Rua de Niterói (GRN) do diretor Bruno Beltrão, foi intérprete do espetáculo H3, se apresentando no Sesc Araraquara, São Paulo, teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro João Caetano, Santiago do Chile e fez turnê na França por mais de 17 cidades. Em 2012, foi intérprete criador do espetáculo Crackz do Grupo de Rua de Niterói. Através dessa companhia, realizou inúmeras turnês em mais de 15 países e 30 cidades.
BLUE MONDAY – HECTOR PLAZA E AGNES SALES
Blue Monday olha para as relações humanas, para como os seres humanos precisam e dependem delas e para a necessidade de nos apoiarmos uns aos outros, ao mesmo tempo em que quase não conseguimos apoiar a nós mesmos. Intimidade, simbiose, dependência e transformação são algumas palavras que definem o trabalho.
Classificação: LIVRE
FICHA TÉCNICA
Criação e interpretação: Hector Plaza e Agnes Sales
Hector Plaza, nascido em Valladolid, iniciou sua relação com o movimento através do esporte e do breaking. Em 2012, começou sua formação como bailarino contemporâneo e desde então não parou de investigar a relação híbrida entre a dança urbana e a dança contemporânea.
Agnes Sales nasceu em Barcelona e começou sua carreira como ginasta. Mais tarde, entrou na cultura do Hip Hop como parte do grupo de breaking La Cueva. Adquiriu um diploma em Atividade Física e Ciências do Esporte no INEFC em Barcelona. Estudou dança contemporânea na escola Varium em Barcelona, dirigida por Anna Sánchez. Trabalhou com companhias como Iron Skulls, La Intrusa, Marcel et ses Drôles des Femmes, VAYA, Chriki’Z e SPOART, em um trabalho híbrido entre dança urbana, dança contemporânea, circo e teatro. Agnes também é codiretora e executora da empresa Agnes Sales & Hector Plaza.
CAFÉ NÃO É SÓ UMA XÍCARA – GRUPO TÁPIAS
Muitos encontros são permeados pela presença do café. Café é vício, é encontro, é intervalo, é negócio, é mimo, é familiar, é cheiro. “Café não é só uma xícara” é uma obra sensorial. A coreógrafa coloca em cena um trabalho que evoca sentimentos e sensações associados à pesquisa realizada sobre a bebida. A borra do café inspirou Flávia Tápias na leitura de movimentos novos, frescos como hortaliças apanhadas ao pé do orvalho. Um exercício lírico perpassado pela fé profana ou religiosa, por crenças, tradições e espiritualidade sem, no entanto, subtrair do ser humano o poder de transformar e recriar sua realidade.
Classificação: LIVRE
FICHA TÉCNICA
Direção artística: Flávia Tápias e Giselle Tápias.
Coreografia: Flávia Tápias.
Colaboração coreográfica: Giselle Tápias.
Direção de produção: Norma Thiré.
Comunicação internacional: Letícia Kaminski.
Criação do desenho de luz: Paulo César Medeiros.
Sonoplastia: Isidoro Kutno.
Criação e confecção do figurino: Luiza Marcier.
Criação e confecção de cenário: Mina Quental.
Operação de luz: Louis Radavelli.
Assessoria de imprensa: Leila Grimming.
Programação visual: TRUQUE, Fernanda Valois.
Registro fotográfico e audiovisual: TRUQUE, Fernanda Valois.
Realização: Espaço Tápias
Interpretação: Flávia Tápias (Brasil), Jeremy Kouyoumdjian (França), Mathilde Lin (França), Dilo Paulo (Angola), Gleidson Vigne (Brasil/Portugal), Laura Ávila (Brasil/Portugal), Marcio Jahú (Brasil), Letícia Xavier (Brasil), Clara da Costa (Brasil), Júlio Rocha (Brasil).
Elenco de Apoio: Monique Otati (Brasil), Giulia Castilho (Brasil).
O Grupo Tápias é a companhia de dança associada ao Espaço Tápias e todas as suas produções. Com direção artística de Flávia Tápias, o Grupo Tápias atualmente é composto por artistas estrangeiros e brasileiros. Em 2022, a companhia, que é residente do Dança em Trânsito, conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio a lei federal de incentivo à cultura para criação e circulação do trabalho Café não é só uma xícara.
PROGRAMAÇÃO OFICINAS
As oficinas do Dança em Trânsito são encontros pontuais oferecidos gratuitamente e ministrados por convidados nacionais e internacionais, participantes do festival. O objetivo é promover um intercâmbio entre artistas e públicos de diferentes níveis de técnica e/ou conhecimento sobre dança.
Inscrições através do site www.dancaemtransito.com.br
TERÇA – 09/08 – 11H ÀS 13H – Com Guy Nader e Maria Campos, Cie GN I MC (Barcelona, Espanha)
Público: Adulto. Dançarinos profissionais, estudantes de dança ou qualquer intérprete que procure desenvolver suas habilidades físicas.
Duração: 2h
Queda e rolamento
A oficina é baseada no trabalho físico e potente de solo, através do qual muitos padrões de movimento envolvendo respiração, velocidade e liberação de energia através do corpo são colocados em uso. Ao cair e levantar do chão, ativaremos a relação entre o nosso centro e nossos membros e a forma como esta combinação funciona em relação ao chão. Estudaremos várias formas de cair e rolar em múltiplas direções, para cair e levantar de forma suave e eficiente, ativando espirais a partir de um centro físico baixo e forte.
Corpo disponível, técnica de aula de dança contemporânea
A aula é baseada no trabalho de solo e na técnica de liberação, através de exercícios que mobilizam diferentes partes do corpo, dando atenção especial às articulações e tonificando os músculos como uma forma de preparação do corpo e promover a concentração. Vamos nos concentrar em despertar a consciência corporal, assim como relacionar o corpo com o espaço. Introduziremos os princípios de peso e gravidade e trabalharemos com um centro baixo, enraizado e aterrado para mobilizar a área pélvica e ser capaz de nos movermos de forma leve e eficiente. Proporemos padrões e sequências nos planos horizontal e vertical, chegando e partindo do chão de forma dinâmica, mas suave, com o tônus muscular necessário.
Guy Nader é formado em Teatro pelo Instituto de Belas Artes da Universidade Libanesa de Beirute e possui um diploma da Moveo, escola de teatro físico de Barcelona. Recebeu a bolsa de estudos DanceWEB Europe em 2012. Recebeu vários prêmios, incluindo o primeiro prêmio no Festival Internacional 15 Masdanza em Gran Canaria por seu solo criado em 2010, WHERE THE THINGS HIDE. Ele trabalha e colabora regularmente com a bailarina e coreógrafa Maria Campos, com quem cocriou várias obras. Colaborou também com o Maqamat Dance Theatre, Bebeto Cidra, Oreet Ashery, Iliacan, Laida Azkona, Roser López Espinosa, Companhia Mickael Marso/Décalage, entre outros.
Maria Campos estudou na SEAD na Áustria e obteve um BA em Dança na Escola de Artes de Amsterdã (MTD) em 2003. Ela trabalhou com várias companhias e artistas independentes, combinando ensino e sua própria criação. Ela trabalhou com Meekers em coprodução com Hans Hof Ensemble na Holanda, Protein Dance e Tom Dale no Reino Unido, com Sol Picó, Àngels Margarit/Cia.Mudances, John Jasperse, Susana Amarante Duarte, May Zahry, Bebeto Cidra e Roser López Espinosa, entre outros. Desde 2006 ela colabora com Guy Nader criando seus próprios trabalhos em conjunto.
QUARTA – 10/08 – com Hector Plaza
Público: Adulto
Duração: 2h
Ache o erro
A partir de uma visão própria das danças urbanas, que são caracterizadas pela originalidade, força e a marca que cada bailarino mostra em sua dança, Héctor desenvolve uma série de exercícios nos quais o objetivo principal é que cada bailarino trabalhe em sua maneira própria de se mover. Desta forma, sugere-se uma busca individual e interna, com foco na criação e transformação dos movimentos para dar-lhes originalidade e essência. A proposta de movimento é dada como uma compilação de seu constante processo de aprendizagem, baseado em quatro blocos principais: movimento acrobático, trabalho de solo, parceria e a fusão de danças urbanas.
Hector Plaza
Hector Plaza, nascido em Valladolid, iniciou sua relação com o movimento através do esporte e do breaking. Em 2012, ele começou sua formação como bailarino contemporâneo e desde então não parou de investigar a relação híbrida entre a dança urbana e a dança contemporânea.
FICHA TÉCNICA DANÇA EM TRÂNSITO
Direção geral: Giselle Tápias
Direção artística e curadoria: Giselle Tápias e Flávia Tápias
Direção de produção: Espaço Tápias
Direção de produção: Norma Thiré
Contatos artísticos: Larissa Emi
Contatos com instituições, patrocínios e parcerias: Letícia Kaminski
Produção Executiva: Karoli Andrade e Sonia Reinstein
Logística: Karoli Andrade
Assessoria de imprensa em São Paulo: Leila Grimming
Produção em Brasília: Amanda Guedes
Assessoria em Brasília: Gioconda Caputo e Carmem Moretzsohn
Identidade visual, Web design: Fernanda Valois | TRUQUE
Design gráfico: Fernanda Valois | TRUQUE, Letícia Andrade e Julia Werneck | Nós Comunicações
Coordenação técnica e de palco: Louis Radavelli
Vídeos e streaming: Thales Ferreira e Luciana Ponso
Produção de textos: Letícia Kaminski
Revisão: Rosane Alves
Fotografia e vídeo: Fernanda Valois I TRUQUE
Redes Sociais: INOVA BRAND
Assessoria Contábil: Fóres Contábil
Equipe de apoio: Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia
Dança em Trânsito tem direção geral de Giselle Tápias e direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias. Patrocínio do Instituto Cultural VALE e ENGIE.