Bela Vista Cultural lança ação para estimular o debate e a reflexão sobre o projeto de vida de estudantes da rede pública de ensino

 Bela Vista Cultural lança ação para estimular o debate e a reflexão sobre o projeto de vida de estudantes da rede pública de ensino

“Projeto de Vida e Cidadania”, nova iniciativa da editora e produtora paulistana, buscará distribuir livros, materiais pedagógicos e promover ações para discutir o planejamento futuro de alunos dos ensinos fundamental e médio

projeto de vida é um tema incorporado à grade curricular de ensino a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, pelo Ministério da Educação. Seu objetivo é trabalhar o aspecto socioemocional e estimular novas competências em jovens e estudantes, buscando formar cidadãos solidários e protagonistas da própria história, nos âmbitos pessoal, profissional e social. Este assunto, tão debatido nos círculos escolares nos últimos anos, norteia e intitula o novo projeto da Bela Vista Cultural, editora e produtora paulistana voltada ao lançamento de ações de impacto social.

Projeto de Vida e Cidadania”, como o próprio nome indica, é uma iniciativa ampla: consiste na publicação de um livro, seu produto principal, que é acompanhado de cartilhas pedagógicas que possuem sugestões de atividades para os professores dos ensinos fundamental e médio que pretendem abordar o assunto com seus alunos, reforçando o conteúdo por meio de ações complementares. Para além da sala de aula, a proposta conta também com uma exposição fotográfica virtual e uma versão da obra em audiolivro. Além disso, estão previstas apresentações educacionais nas instituições de ensino participantes da ação.

Cuidadosamente elaborado por especialistas no assunto, o livro traz conteúdos importantes para a criação de um planejamento bem-sucedido, com base em uma boa formação, disciplina e valores pessoais. A obra aborda esse planejamento em detalhes e tem o objetivo de servir como material de apoio para professores, estudantes e seus familiares. Com uma linguagem simples e didática, a publicação apresenta um apanhado geral de assuntos diversos, trazendo dicas sobre cidadania, ética, finanças pessoais, mercado de trabalho e meio ambiente & sustentabilidade, dentre outros assuntos.

A maior parte da tiragem será doada para alunos e professores da rede pública de ensino em diferentes estados do Brasil. Com prefácio de Emilly Fidelix (@seligaprof), professora, palestrante e formadora de docentes, o livro foi criado para servir como material de apoio para instituições que, muitas vezes, carecem de recursos e materiais no dia a dia. A publicação também estará à venda a partir do dia 12 de março no e-commerce da editora, a um valor promocional de R$50,00.

Como uma iniciativa mais ampla, “Projeto de Vida e Cidadania” foi contemplado com a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), PRONAC 212012, contando com o patrocínio da BNY Mellon e da Adiq, além de apoio da Capitale Energia e da Perseus. A ação também é acompanhada de materiais acessíveis, como uma apresentação em libras e com audiodescrição, visando a acessibilidade para o público com necessidades especiais. Os materiais complementares ao livro são perenes e podem ser acessados, gratuitamente, no site da Bela Vista Cultural. A programação das atividades educativas em escolas da rede pública e entidades culturais será divulgada pelas redes sociais da editora (@belavistacultural).

“Acreditamos que a educação seja o pilar fundamental para a transformação de uma sociedade, pois estudos apontam que ela é fundamental para o desenvolvimento econômico e social. No Brasil, a rede pública de ensino ainda carece de meios e materiais para difundir e disseminar certos conteúdos, o que impacta o atendimento dos alunos e da sociedade em geral. Por isso, quando elaboramos os nossos projetos, desejamos que nossas publicações e ações complementares possam ser práticas, objetivas, interativas e fluídas. Não transmitimos apenas o conhecimento, mas sugerimos maneiras lúdicas para que essa partilha seja dinâmica e proveitosa para os jovens, estudantes e professores. A cultura só tem a ganhar quando conseguimos unir o propósito social ao pedagógico. Cultura é educação e a educação impacta e transforma uma sociedade”, comenta Renan Cyrillo, Sócio-diretor da Bela Vista Cultural.

 

Capa do livro “Projeto de Vida e Cidadania”, Bela Vista Cultural, 2024. Divulgação
Capa do livro “Projeto de Vida e Cidadania”, Bela Vista Cultural, 2024. Divulgação

 

Ficha Técnica

  • Projeto de Vida e Cidadania

Livro | “Projeto de Vida e Cidadania”

  • Tiragem: 2.000 exemplares
  • Formato: 21 cm x 25cm fechado; 42cm x 25cm aberto
  • Número de páginas: 120
  • Miolo: em papel couché, impresso a 4×4 cores
  • Capa: dura, impressa a 4×0 cores
  • Preço promocional: R$ 50,00

 

Cartilhas Pedagógicas

  • Disponibilizadas virtualmente a partir do dia 12 de março
  • Acesso via: belavistacultural.com.br/projetodevidaecidadania

Exposição | “Projeto de Vida e Cidadania”

  • Abertura: 12 de março, online
  • Período expositivo: vitalícia
  • Acesso via: belavistacultural.com.br/projetodevidaecidadania
2 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?