EBC e Ancine lançam edital de R$ 110 milhões para fortalecer a TV pública

 EBC e Ancine lançam edital de R$ 110 milhões para fortalecer a TV pública

EBC e Ancine lançam edital de R$ 110 milhões para revolucionar a TV pública Nova linha de financiamento impulsionará produção independente e fortalecerá a TV Brasil e a Rede Nacional de Comunicação Pública

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) anunciou nesta quinta-feira (24) uma nova linha de financiamento voltada à TV pública, com um investimento de R$ 110 milhões através do edital Seleção TV Brasil. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) e tem como foco a produção independente de conteúdo audiovisual brasileiro para o campo público.

O anúncio foi feito durante o IV Encontro de Ideias Audiovisuais, parte da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, pelo diretor-presidente da EBC, Jean Lima; pela diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino; e pelo presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga. A mesa redonda intitulada “TV Brasil: Reposicionamento e Lançamento de Chamada Pública” aconteceu na sala Grande Otelo da Cinemateca Brasileira.

Antonia Pellegrino destacou que o investimento de R$ 110 milhões é fruto de uma parceria de quase dois anos entre a Ancine e a EBC. “Esse valor recorde que estamos lançando é resultado do crescimento da parceria institucional entre a Ancine e a EBC, que já passou por diversas fases. São quase dois anos trabalhando juntos, estreitando laços, e nessa parceria conseguimos oferecer R$ 110 milhões para o campo público”, afirmou.

A diretora também reforçou que a estratégia busca fortalecer a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e a TV Brasil. “Faz sentido uma nova chamada pública que fortaleça a TV Brasil e a RNCP. A rede hoje conta com 126 emissoras de TV afiliadas, e a TV Brasil, que ocupa o 5º lugar em audiência na TV aberta”, ressaltou Antonia.

Para o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, a parceria com a Ancine e o lançamento do edital representam um marco importante para a empresa e estão alinhados às diretrizes do governo federal. “Estamos muito felizes em firmar essa parceria com a Ancine e por lançar essa linha inédita. É mais um marco da EBC que demonstra o investimento na comunicação pública e no reposicionamento estratégico da empresa, com o objetivo de fortalecer a marca, ampliar a audiência da TV Brasil, da RNCP e consolidar ainda mais nosso papel”, declarou.

 

Detalhes do edital e linhas temáticas

O Seleção TV Brasil é dividido em sete linhas temáticas, abrangendo: infantil, infanto-juvenil, natureza e meio ambiente, futebol feminino, sociedade e cultura, produção e finalização de longas-metragens e coprodução de novela. O edital também traz uma novidade ao incluir um recorte de gênero e raça.

O objetivo da chamada pública é investir em projetos de obras audiovisuais destinadas à exibição em TV aberta, TV por assinatura e Vídeo por Demanda, com enfoque na comunicação pública, educativa, comunitária e cultural. A iniciativa busca expandir a participação do conteúdo brasileiro independente nesses segmentos, fortalecer as empresas do setor audiovisual e promover a regionalização do fomento ao setor audiovisual, além de consolidar a RNCP.

O processo seletivo será composto pelas etapas de habilitação, avaliação preliminar e avaliação final de investimento. As informações completas estão disponíveis no site oficial do edital: selecao.tvbrasil.ebc.com.br.

 

Fortalecimento da TV pública brasileira

A apresentação durante a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo também destacou as estratégias da nova gestão da EBC no reposicionamento da TV Brasil. Após dois anos de trabalho, a emissora pública volta a ganhar visibilidade e relevância no mercado audiovisual brasileiro, consolidando-se como um canal importante para a difusão de conteúdos culturais e educativos, além de fortalecer a Rede Nacional de Comunicação Pública.

Com o lançamento do Seleção TV Brasil, a EBC reafirma seu compromisso com a valorização da produção audiovisual brasileira, incentivando a diversidade e a representatividade nas telas e ampliando o alcance da TV pública no país.

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