Governo da Paraíba cria a secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, avança em busca de investimentos em energias renováveis e proteção ambiental
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, criada com o desmembramento da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos pelo governo estadual, apresentará nas próximas semanas, plano a ser executado pela pasta. “Pelo fato de a Secretaria ser muito ampla, nesta semana iremos elaborar o planejamento e propor ao governador sua aprovação”, explicou Rafaela Camaraense.
Nomeada para comandar a nova Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense (PSB) informou quais serão as prioridades da nova pasta.
Entre as prioridades, estão a proteção do meio ambiente, atualização da legislação vigente no estado, efetivação do plano estadual de resíduos sólidos, combate à desertificação, energia limpa (solar e eólica) e desenvolver uma educação ambiental que aproxime a sociedade com meio em que vivemos.
Na pauta relacionada a energia limpa, a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, revela que para além das energias renováveis (solar e eólica), também tem a questão do hidrogênio verde, outro potencial sustentável.
A secretária também fez observações sobre a insegurança hídrica no estado, e os estragos que acarretam para população na questão do desenvolvimento econômico do estado durante os períodos de estiagem. Para solucionar esse problema a secretaria dará maior atenção ao combate à desertificação.
“Eu acredito que a partir desse momento da criação dessa secretaria, João Azevêdo dá um sinal muito claro ao Governo Federal que ele quer fazer com que a Paraíba também seja destaque nessa área e fará com certeza com que o Governo do Estado e o Governo Federal possam andar de mãos dadas para que a gente consiga atrair investimentos, para que a gente consiga preservar o nosso meio ambiente e, claro, incentivar a sustentabilidade”, afirmou Rafaela Camaraense.