Guajiru, fruto brasileiro tem efeito anti-inflamatório contra câncer

 Guajiru, fruto brasileiro tem efeito anti-inflamatório contra câncer

Guajiru (Chrysobalanus icaco L.) é arbusto silvestre que pode medir até 3 metros e pertence à família Chrysobalanaceaes.

 

É conhecido como abajeru, bajuru e abajuru. Possui flores vistosas com cinco pétalas. Já as folhas orbiculares são usadas para se fazer chá.

O fruto se destaca pela coloração rosa, branca, ou roxo-escuro. Apresenta uma única semente, e é consumido in natura, ou também como doce em caldas, compotas e geleias.

O guajiru, fruto nativo das regiões costeiras da Amazônia ao Nordeste e que hoje é pouco aproveitado, possui substâncias que combatem processos inflamatórios associados ao câncer.

Testes realizados em animais e em células humanas demonstraram que as antocianinas, compostos químicos extraídos do fruto, apresentam ação anti-inflamatória e antimutagênica.

As folhas do guajiruzeiro são utilizadas na medicina popular por auxiliar na diminuição dos níveis de glicose sanguíneos, efeito este já descrito na literatura científica.

Caracterização do fruto

Por se tratar de um fruto pouco explorado, não há muitos relatos sobre a disponibilidade do guajiru. Ele é comum em regiões costeiras, com relatos da presença do guajiru nos estados de Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Pará.

Os ensaios realizados até agora tiveram o objetivo de caracterizar o fruto, sua composição fitoquímica e de minerais e seus efeitos sobre a estrutura do DNA, a geração e neutralização de radicais livres e seus efeitos anti-inflamatórios.

15 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
Which Notifications would you like to receive?