Museu dos Três pandeiros em Campina Grande na Paraíba. Foto: Sérgio Melo
Ibram abre inscrições para a Primavera dos Museus em nova plataforma
O Instituto Brasileiro de Museus abriu, nesta segunda-feira (5), as inscrições para 18ª Primavera dos Museus e lança uma nova plataforma para o cadastramento da programação. Instituições interessadas em participar da temporada de eventos devem fazer sua inscrição por meio da nova plataforma Visite Museus, disponível em visite.museus.gov.br.
O Visite Museus é a nova plataforma online que permitirá que as instituições participantes façam o cadastro para os eventos anuais promovidos pelo Ibram (Primavera dos Museus e Semana Nacional de Museus) uma única vez. Após a realização desse cadastro, as instituições interessadas precisarão apenas indicar a sua participação a cada nova temporada. Tal funcionalidade atende a uma antiga demanda dos participantes que eram obrigados a inserir todos os dados da instituição a cada evento.
Outro aperfeiçoamento alcançado com a nova plataforma de inscrições é que, caso haja a necessidade de alguma alteração na programação, as atividades inseridas podem ser editadas pelas próprias instituições participantes, a qualquer tempo. Além disso, a plataforma ainda permite que os participantes insiram imagens, links para exposições virtuais, para a compra de ingressos, e o compartilhamento nas redes sociais.
A plataforma Visite Museus está integrada a alguns recursos da plataforma MuseusBR, e a maioria dos dados já vêm do Cadastro Nacional de Museus. Gradativamente, outras funcionalidades serão integradas às duas plataformas.
A 18ª Primavera dos Museus acontecerá entre os dias 23 e 29 de setembro de 2024 e será aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros. As inscrições devem ser feitas diretamente na nova plataforma Visite Museus (link), até o dia 6 de setembro. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: visite.museus@museus.gov.br
As informações sobre a Primavera de Museus, como o cronograma, disponibilização de material de divulgação, texto de referência sobre o tema e outros, podem ser acompanhadas também por meio do Canal no WhatsApp. Para entrar e receber essas notificações, basta acessar o link a seguir e ativar o sininho (https://whatsapp.com/channel/0029VaJwSIF8aKvKJMFBiG3H)