Iniciativa inédita conecta prefeituras a financiadores de projetos contra a crise climática

 Iniciativa inédita conecta prefeituras a financiadores de projetos contra a crise climática

Incubadora de Projetos Solução Natureza vai facilitar o financiamento de até 30 projetos urbanos no Brasil, conectando-os com financiadores nacionais e internacionais; inscrições acontecem até o dia 8 de setembro.

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a C40, e o apoio do CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) e da Aliança Bioconexão Urbana, lançaram nesta sexta-feira, 8, a Incubadora de Projetos Solução Natureza, iniciativa voltada para facilitar o financiamento de projetos urbanos que fazem uso da natureza como aliada na adaptação e no enfrentamento da mudança do clima. A chamada pública selecionará até 30 propostas de prefeituras, consórcios municipais e agências metropolitanas no Brasil. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 8 de setembro por meio de formulário online disponível no site Solução Natureza.

O objetivo da Incubadora Solução Natureza é facilitar o acesso de municípios brasileiros ao financiamento nacional e internacional para projetos que tragam soluções sustentáveis no desenvolvimento urbano, como a restauração de ecossistemas e o uso de infraestrutura verde, promovendo cidades mais resilientes e adaptadas ao novo cenário climático.

“A maior parte das cidades ainda aposta exclusivamente em grandes obras de engenharia tradicional para lidar com eventos climáticos extremos, como enchentes e ondas de calor. Entretanto, em muitos casos, a solução está na própria natureza, que pode ser complementar aos projetos convencionais, trazendo benefícios adicionais e com potencial de gerar renda e empregos”, destaca a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

Junto às atividades de capacitação para preparação de projetos, as cidades terão oportunidade de apresentá-los aos principais financiadores do desenvolvimento urbano no Brasil, em uma mesa-redonda de investidores de alto nível que acontecerá durante o C40 World Mayors Summit, evento internacional a ser realizado entre os dias 3 e 5 de novembro de 2025, no Rio de Janeiro, como parte do Fórum de Líderes Locais da COP30.

A iniciativa inovadora marca os 35 anos da Fundação Grupo Boticário e poderá ter resultados apresentados durante a COP30. A incubadora oferecerá consultoria especializada gratuita para o desenvolvimento de propostas técnicas, conexão com potenciais financiadores e um evento com investidores. Também haverá acompanhamento técnico posterior ao evento, com apoio na adequação dos projetos a partir de feedbacks das agências financiadoras. “Acreditamos que, dessa forma, vamos ajudar a superar um dos grandes desafios que impedem o ganho de escala no financiamento de projetos urbanos com Soluções Baseadas na Natureza (SBN) no Brasil”, afirma a diretora executiva global de financiamento climático, conhecimento e parcerias da C40, Andrea Fernandez.

A tecnologia de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) já integra diretrizes nacionais como a Lei de Adaptação (lei nº 14.904/2024), o Plano Clima Adaptação e o Programa Cidades Verdes Resilientes. “Nosso objetivo é acelerar o surgimento de bons projetos, pois há interesse das instituições de fomento, mas faltam propostas técnicas bem estruturadas”, afirma Malu.

A paisagista urbana Cecilia Polacow Herzog, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), reforça a importância das SBN: “Elas contribuem para o equilíbrio climático, conservação da biodiversidade, qualidade da água, segurança alimentar, saúde e bem-estar da população. Trazer mais natureza para as cidades é essencial para que os sistemas urbanos se tornem sustentáveis e resilientes”, diz.

Além da qualidade ambiental, especialistas destacam o impacto direto na vida das pessoas. “Cidades mais verdes e azuis são aliadas da saúde mental e física da população, ao mesmo tempo que enfrentam melhor os desafios do clima”, completa Cecília.

 

Para saber mais:

e-book “Cidades do Futuro – As Soluções baseadas na natureza ajudando a enfrentar a emergência climática” apresenta 15 tipologias de SBN mais usadas no Brasil, com exemplos de projetos já implementados e casos de sucesso em diferentes regiões do país e do mundo.

 

Serviço:

  • Incubadora de Projetos Solução Natureza
  • Inscrições: 8 de agosto até as 18h de 8 de setembro pelo site Solução Natureza (http://solucaonatureza.com.br/)
  • Quem pode participar? Prefeituras, consórcios municipais e agências metropolitanas (verificar a relação de municípios elegíveis no site da iniciativa)
  • Como se inscrever? Mais informações e inscrições no site Solução Natureza (http://solucaonatureza.com.br/)
  • Realização: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
  • Parceria: C40 Cities
  • Apoio: Aliança Bioconexão Urbana e CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos)

 

 

 

0 Shares

Post relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?