Jardim Botânico da Caatinga será o mais novo membro da Rede Brasileira de Jardins Botânicos

 Jardim Botânico da Caatinga será o mais novo membro da Rede Brasileira de Jardins Botânicos

Por Sérgio Melo 

 

O bioma Caatinga está prestes a ganhar mais um importante guardião da sua biodiversidade. No próximo dia 28 de abril de 2025, em Serra Talhada (PE), será realizada a cerimônia de oficialização da criação do Jardim Botânico da Caatinga, no Centro de Educação Ambiental (CEA Caatinga) do Sesc Serra Talhada, marcando também sua integração à Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB).

A RBJB, que congrega jardins botânicos de todo o país, enaltece a chegada do novo integrante, destacando que estará à disposição da direção do Jardim Botânico da Caatinga para apoiar em tudo o que for necessário para o fortalecimento de suas ações. A Rede desempenha um papel estratégico na articulação de iniciativas de pesquisa, conservação e educação ambiental, contribuindo para a preservação da biodiversidade e o cumprimento das metas internacionais de conservação.

A solenidade, alusiva ao Dia Nacional da Caatinga, também marcará a adesão do Sesc Pernambuco ao Programa Plantar Juntos, do Governo do Estado. A assinatura do termo de adesão reafirma o compromisso com a ampliação da cobertura vegetal nativa e a recuperação de áreas degradadas. Para celebrar o momento, serão plantadas, inicialmente, 50 mudas de árvores nativas da Caatinga no espaço do Sesc.

O novo Jardim Botânico da Caatinga será o primeiro dedicado ao bioma Caatinga em Pernambuco e o terceiro do Estado a integrar a RBJB — um feito histórico para o Sertão do Pajeú e para a conservação ambiental nordestina.

 

 

Um espaço de educação, pesquisa e conservação

O Centro de Educação Ambiental Caatinga (CEA Caatinga), inaugurado em 2022, vem se consolidando como um espaço de referência na promoção da sociobiodiversidade e da sustentabilidade no Semiárido. Com a oficialização do Jardim Botânico, o local amplia sua função como laboratório vivo para a educação ambiental, pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias sociais.

O espaço conta com trilhas ecológicas, quintal produtivo, horta medicinal em mandala, sistema de aquaponia, viveiro de mudas e compostagem orgânica, além de ações de educação ambiental voltadas à fauna e flora locais. Utilizando tecnologias como a realidade virtual, o Centro também proporciona experiências imersivas que conectam os visitantes à riqueza da Caatinga.

 

 

Compromisso com o futuro

Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, o nascimento do Jardim Botânico da Caatinga simboliza um novo capítulo na história do Sesc com a sustentabilidade. “O trabalho ambiental realizado pelo Sesc Serra Talhada será ampliado, atraindo grupos de outras cidades, incentivando o turismo ecológico e potencializando a pesquisa e a conservação das espécies botânicas. Tudo isso, com a possibilidade de atuar em conjunto com a Rede Brasileira de Jardins Botânicos”, destacou.

A oficialização do Jardim Botânico da Caatinga e sua integração à RBJB representam um avanço fundamental para a preservação do bioma Caatinga e para o fortalecimento da rede nacional de jardins botânicos, essenciais à educação ambiental e à conservação da biodiversidade brasileira.

 

 

 

 

 

 

0 Shares

Post relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?