Projeto Cumaru da UEPB: Visita às comunidades rurais de São José da Mata e Olivedos

 Projeto Cumaru da UEPB: Visita às comunidades rurais de São José da Mata e Olivedos

A equipe do projeto Cumaru realizou visitas técnicas com o objetivo de acompanhamento fonológico das plantas no distrito de São José da Mata e município de Olivedos.

Na busca de fortalecer a comunicação com as comunidades das zonas rurais, onde as matrizes estão sendo acompanhadas, a equipe do projeto procura se reunir com os moradores para lhe explicarem sobre a planta, mostrar que a espécie está ameaçada de extinção e correm sérios riscos de desaparecer da flora brasileira, caso nada seja feito para reverter o atual quadro em que o cumaru se encontra, pois, durante anos foi alvo do extrativismo e outras formas de exploração desenfreada no seu habitat.

 

 

Os moradores apresentaram excelente receptividade, mostraram-se bastante cientes de suas responsabilidades com a árvore, exemplificando através de seus saberes populares e culturais as diversas maneiras de obter saúde e bem-estar sem prejudicá-la. Demonstram profundo amor pela terra em que vivem e são abertos aos novos desafios de preservar e manter a Amburana cearensis (cumaru) viva na caatinga paraibana.

 

O Projeto Cumaru é financiado pôr Botanic Gardens Conservation International (BGCI), através do programa GTC Global Trees Campaign, com a Fundação Franklinia e apoio do Jardim Botânico Professor Ivan Coelho Dantas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

0 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
Which Notifications would you like to receive?