28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
O Dia Internacional do Orgulho Gay é uma data para celebrar a diversidade, a luta por direitos e a visibilidade da comunidade LGBTQIA+ em todo o mundo. A data marca o aniversário dos eventos de Stonewall, em 1969, quando membros da comunidade LGBTQIA+ em Nova York se rebelaram contra a violência e a discriminação, dando início ao movimento moderno pelos direitos civis LGBT.
No Brasil, o Dia do Orgulho Gay também é marcado por importantes conquistas. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união civil entre pessoas do mesmo sexo, e em 2018, criminalizou a homofobia. Mas, apesar dos avanços, a comunidade LGBTQIA+ ainda enfrenta diversos desafios, como o preconceito, a discriminação e a violência. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, em 2021, foram registrados 331 assassinatos de pessoas LGBTQIA+ no país, um aumento de 16,3% em relação ao ano anterior.
De acordo com o Informe da Anistia Internacional, pelo 13º ano seguido, o Brasil foi o país com o maior número de homicídios de pessoas trans no mundo, em 2023. Em contrapartida, no ano passado, pela primeira vez na história do país, duas mulheres trans foram eleitas para a Câmara dos Deputados.