Esculturas em argila que capturam a essência da vivência interiorana e temas universais estarão em exibição gratuita em João Pessoa
A alma do barro na Galeria Archidy Picado em ‘Arte Nua e Crua’ de Zé Pituca
A Galeria Archidy Picado, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), recebe a exposição ‘Arte Nua e Crua’, assinada pelo renomado escultor Zé Pituca. As obras esculpidas em argila podem ser visitadas gratuitamente no subsolo do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa, até o dia 10 de julho.
Nascido em Areia-PB, Zé Pituca teve seu despertar artístico durante o Festival de Areia de 1976, onde participou de uma oficina de escultura com Jackson Ribeiro. Filho de uma artesã e um músico, e bisneto de uma louceira, Pituca utiliza o barro em sua cor natural como matéria-prima, trazendo à tona memórias e situações que remetem à vida interiorana, fantasias e temas sexuais. Suas esculturas também exploram temas religiosos e seculares, com composições que mesclam elementos antropomórficos e animais, criando uma narrativa visual que desafia as noções tradicionais de tempo e existência.
Com curadoria de Rita de Cássia do Monte Lima, ‘Arte Nua e Crua’ é a segunda exposição do Edital de Ocupação 2024 da Galeria Archidy Picado, lançado pela Funesc, que visa dar visibilidade aos artistas ligados à Paraíba.
Serviço:
- Exposição: ‘Arte Nua e Crua’, de Zé Pituca
- Local: Galeria Archidy Picado, Espaço Cultural da Paraíba, João Pessoa
- Período de Visitação: 06/06/2024 a 10/07/2024
- Horário:
- Segunda a sexta: 8h às 12h e 13h às 17h
- Sábados, domingos e feriados: 10h às 16h
- Entrada: Gratuita
Não perca a oportunidade de apreciar as obras de Zé Pituca, um mestre na arte de transformar o barro em reflexões profundas sobre a vida e o tempo.