Arqueologia Viva: Iphan lançará edital que apoia projetos do patrimônio arqueológico

Inscrições estarão abertas entre 02 de junho e 02 de julho. O edital selecionará até 15 propostas. Pedra de Ingá, na Paraíba. Foto: Sérgio Melo
Em 2 de junho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Centro Nacional de Arqueologia (CNA), lançará o Edital Arqueologia Viva, com objetivo de apoiar projetos de organizações da sociedade civil voltados à valorização, difusão e uso social do patrimônio arqueológico brasileiro.
Com recursos de R$ 2,5 milhões, o edital vai selecionar até 15 propostas nas áreas de gestão e difusão de acervos arqueológicos, turismo arqueológico e economia do patrimônio, por meio da celebração de Termos de Execução Cultural com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). As inscrições estarão abertas de 02 de junho a 02 de julho, e devem ser feitas por meio eletrônico, conforme orientações disponíveis no site do Iphan.
O objetivo do programa é ampliar o acesso da população ao patrimônio arqueológico, incentivar a participação das comunidades locais e promover ações criativas, educativas e sustentáveis em sítios e acervos arqueológicos. O edital contará com pontuação bônus para iniciativas realizadas nas regiões Norte e Nordeste e aquelas que envolvam povos indígenas, comunidades tradicionais e comunidades de matriz africana.
Serviço
- Edital Arqueologia Viva
- Data: 02 de junho a 02 de julho
- Inscrições: https://www.gov.
br/iphan/pt-br/acesso-a- informacao/acoes-e-programas/ programas/edital-arqueologia- viva - Mais informações: arqueologiaviva@iphan.gov.br