Ensaios com modelos de embarcações fluviais em escala reduzida no Tanque de Provas do IPT melhora desempenho de comboios

 Ensaios com modelos de embarcações fluviais em escala reduzida no Tanque de Provas do IPT melhora desempenho de comboios

A simulação pela técnica de reboque, em Tanque de Provas, permite realizar ensaios hidrodinâmicos com modelos de embarcações em escala reduzida. O trabalho é realizado em conjunto com ferramentas como CFD (análise computacional da dinâmica dos fluidos, na sigla em inglês) e simulações numéricas de manobras, conforme o pesquisador Carlos Padovezi, do Laboratório de Infraestrutura em Energia vinculado à unidade de negócios Energia do IPT.

Segundo Padovezi, esses estudos têm contribuído para aumentar a eficiência operacional dos comboios reais cada vez mais utilizados no Brasil. “Os comboios fluviais são imbatíveis em transportar cargas de modo sustentável nas regiões onde rios navegáveis estão à disposição para serem utilizados”, pontua o pesquisador.

Hidrodinâmica de navios – Para desenvolver um navio de alto desempenho – explica o pesquisador – é necessário satisfazer três requisitos básicos que devem ser tratados de maneira unificada e orientada para o desempenho total do navio e sua missão: alta eficiência na propulsão, capacidade para enfrentar situações adversas de vento e ondas e estar adequados para garantir uma navegação segura.

Por meio de estudos experimentais, o IPT avalia o projeto de navios e embarcações fluviais, utilizando modelos e ensaios em tanque de provas. Desta forma, o Instituto realiza todos os serviços básicos de pesquisa para a indústria naval: projeto hidrodinâmico de cascos, otimização da resistência e propulsão, e ensaios de simulação em águas turbulentas (seakeeping).

 

 

 

0 Shares

Post relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?