Ensaios com modelos de embarcações fluviais em escala reduzida no Tanque de Provas do IPT melhora desempenho de comboios

A simulação pela técnica de reboque, em Tanque de Provas, permite realizar ensaios hidrodinâmicos com modelos de embarcações em escala reduzida. O trabalho é realizado em conjunto com ferramentas como CFD (análise computacional da dinâmica dos fluidos, na sigla em inglês) e simulações numéricas de manobras, conforme o pesquisador Carlos Padovezi, do Laboratório de Infraestrutura em Energia vinculado à unidade de negócios Energia do IPT.
Segundo Padovezi, esses estudos têm contribuído para aumentar a eficiência operacional dos comboios reais cada vez mais utilizados no Brasil. “Os comboios fluviais são imbatíveis em transportar cargas de modo sustentável nas regiões onde rios navegáveis estão à disposição para serem utilizados”, pontua o pesquisador.
Hidrodinâmica de navios – Para desenvolver um navio de alto desempenho – explica o pesquisador – é necessário satisfazer três requisitos básicos que devem ser tratados de maneira unificada e orientada para o desempenho total do navio e sua missão: alta eficiência na propulsão, capacidade para enfrentar situações adversas de vento e ondas e estar adequados para garantir uma navegação segura.
Por meio de estudos experimentais, o IPT avalia o projeto de navios e embarcações fluviais, utilizando modelos e ensaios em tanque de provas. Desta forma, o Instituto realiza todos os serviços básicos de pesquisa para a indústria naval: projeto hidrodinâmico de cascos, otimização da resistência e propulsão, e ensaios de simulação em águas turbulentas (seakeeping).