Conservação: Projeto de Extensão Cumaru da UEPB trabalha com espécie em risco de extinção na caatinga

 Conservação: Projeto de Extensão Cumaru da UEPB trabalha com espécie em risco de extinção na caatinga

Distrito de Cumaru, no município de Pedra Lavrada. Foto: Sérgio Melo

O Projeto de extensão, liderado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com diversas instituições e apoiado por entidades internacionais, representa um esforço significativo na conservação do bioma caatinga e da espécie Amburana Cearensis (cumaru). Essa iniciativa integra pesquisa, extensão e educação ambiental, visando não apenas proteger a planta ameaçada, mas também promover o envolvimento da comunidade local na preservação de seu habitat e na valorização de sua cultura.

A abordagem abrangente do Projeto de extensão envolve o resgate histórico etnobotânico e cultural da espécie, com foco na comunidade do Distrito de Cumaru, município de Pedra Lavrada. Além disso, o projeto incentiva o plantio de novas árvores e a manutenção das existentes, promovendo a diversidade vegetal e a conservação do bioma. A participação ativa de alunos da UEPB, como Ellen Lustosa, Ian Cordeiro e Ester Servula, demonstra o envolvimento da nova geração na causa da conservação ambiental e cultural.

Através de diferentes iniciativas, como os podcasts produzidos por Ian Cordeiro e o cordel criado por Ellen Lustosa, o projeto busca disseminar conhecimento sobre o cumaru e sensibilizar a população para sua importância ecológica, cultural e medicinal. Essas atividades promovem a valorização da identidade cultural local e fortalecem os laços entre a comunidade e seu ambiente natural.

Além disso, o Projeto de Extensão Cumaru contribui para a educação ambiental, esclarecendo a população sobre os benefícios da preservação do cumaru e incentivando práticas sustentáveis. Por meio de seu trabalho interdisciplinar, o projeto gera conhecimento científico sobre a biologia, ecologia e uso sustentável da espécie, fornecendo subsídios para políticas de conservação e manejo ambiental na região.

Dessa forma, o Projeto de extensão exemplifica uma abordagem integrada e colaborativa para a conservação da biodiversidade e o fortalecimento das comunidades locais. Ao unir esforços de instituições de ensino, organizações da sociedade civil e comunidades, essa iniciativa demonstra o potencial de transformação que a cooperação pode trazer para a proteção do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.

 

Capa do cordel
“Criar algo já é geralmente bem desafiador e criar algo relacionado a nossa história e cultura com um peso cultural tão grande, foi além do que eu posso sequer descrever. Mas é quando fazemos algo grande que nos sentimos conectados e é exatamente assim que me sinto, conectada, com a causa e com a cultura. Criar algo que encontra nossos laços, construiu em mim uma memória de muita gratidão e afeto! É por isso que pretendo me envolver ainda mais, certamente estou determinada a rimar e prosear sobre muito mais”. Falou Ellen Lustosa.

 

 

Projeto Cumaru

Através da parceria entre a Associação GAEA, BGCI, Fundação Franklinia e o Jardim Botânico Professor Ivan Coelho Dantas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vem sendo desenvolvido desde 2022 o Projeto Cumaru. Trabalhando com abordagem abrangente para a conservação do Cumaru, combinando financiamento, expertise técnica, redes internacionais e esforços locais para proteger e restaurar essa espécie ameaçada e seu habitat natural na Caatinga paraibana.

 

 

Acompanhem o projeto de extensão nas redes sociais:

Histórias e Estórias – Podcast com Ian Cordeiro

resgatecumaru – Projeto de Extensão Cumaru

3 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?