Funai participa de apresentação à sociedade do grupo de trabalho sobre Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20

 Funai participa de apresentação à sociedade do grupo de trabalho sobre Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou nesta sexta-feira (26) do evento de apresentação à sociedade do grupo de trabalho sobre Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20 Social, realizado em formato híbrido. O Brasil ocupa ao longo de 2024 a presidência do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo (19 países) além de União Africana e União Europeia.

A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, participou do evento em Brasília ao lado da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, André Correa do Lago, entre outras autoridades e representantes da sociedade.

O G20 conta com duas vertentes paralelas de atuação: a Trilha de Sherpas e a Trilha de Finanças. Sob a presidência brasileira, a Trilha de Sherpas é composta por 15 grupos de trabalho, além de duas forças-tarefa e de uma iniciava, conforme informações disponíveis em hp://www.g20.org.

Entre os grupos de trabalho, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) coordenarão o Grupo de Trabalho (GT) sobre Sustentabilidade Ambiental e Climática que terá como objetivo identificar soluções concretas e inovadoras para os desafios ambientais e climáticos globais, bem como promover a cooperação entre os países do G20, com atenção especial às soluções que efetivamente possam ser replicadas em países em desenvolvimento.

Os temas propostos pela presidência brasileira para este GT são: i) Adaptação preventiva e emergencial frente a eventos climáticos extremos; ii) Pagamentos por serviços ecossistêmicos; iii) Oceanos; e iv) Resíduos e economia circular.

Com cerca de 800 participantes, o evento desta sexta-feira foi a primeira sessão informava do GT diante do desafio de estimular e fortalecer a participação da sociedade civil nas discussões e formulações de políticas relacionadas aos temas propostos na área de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20 sob a presidência brasileira.

“Os assuntos discutidos neste GT são de extrema importância e interesse dos povos indígenas. Esse foi o primeiro diálogo com a sociedade civil no sentido de incentivar a participação social na discussão desses temas. Os povos indígenas têm interesse de mostrar, além da preservação ambiental, suas estratégias para a proteção das terras indígenas e a necessidade de participarem de discussões que vão beneficiar todo o planeta“, pontua Joenia Wapichana.

 

 

Assessoria de Comunicação / Funai

Com informações do MMA

0 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
Which Notifications would you like to receive?