Funesc abre a exposição “O chão tem a história inteira”, na Galeria Archidy Picado

 Funesc abre a exposição “O chão tem a história inteira”, na Galeria Archidy Picado

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre na próxima quinta-feira (25), a exposição “O chão tem a história inteira”, do artista Thiago Costa. A abertura será às 19h, na Galeria Archidy Picado e o período de visitação se estende até 7 de março.

A exposição é a última do Edital de Ocupação 2023 e é composta por obras e instalações em materiais diversos, como vergalhão, chapas de ferro, tecidos, além do vídeo intitulado “Debaixo dessa, outras cidades”.

Em algumas obras, como “O chão tem a história inteira” e “Estudo para Obés”, é possível perceber a conexão com a tradição Yorubá. Ao abordar a forma em seu trabalho, o artista estabelece conexões dialogando com elementos do cubismo, retomadas de estéticas africanas e das tradições escultóricas, que incorpora uma percepção perpendicular, definindo um eixo que une o céu e a terra.

O vergalhão, material fundamental na produção de Thiago Costa, utilizado na construção civil para fornecer estrutura, assume outro papel. Contrariando sua função convencional, o artista retira esse elemento de sustentação do anonimato, e o transforma na própria obra autônoma. Sua abordagem escultural começa com um esboço, que é posteriormente transferido para o chão da oficina, onde o ferro é cortado e moldado. O contraste na produção entre esculturas de ferro e o tecido revela a influência do avô ferreiro e da avó costureira na prática do artista. (Texto da curadora de arte e historiadora Rita do Monte)

 

Sobre o artista

Thiago Costa (Bananeiras, PB) é um artista multimídia cuja expressão transita por diversas linguagens artísticas. Seu trabalho é um reflexo da versatilidade intrínseca aos materiais e suportes que utiliza, explorando a interseção entre filosofias contracoloniais e gestos que dão vida a esses movimentos.

 

Serviço:

  • Exposição “O chão tem a história inteira”
  • Artista: Thiago Costa
  • Abertura: 25/01/2024, às 19h
  • Visitação: até 07/03/2024
  • Local: Galeria de Arte Archidy Picado – Funesc
0 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
Which Notifications would you like to receive?