Programa promove intercâmbio cultural entre crianças chinesas e brasileiras na Mata Atlântica

Idealizada pelo Instituto Ecofuturo e pela Suzano, a iniciativa estimula o contato com a natureza e a troca de conhecimentos entre os dois países
No último domingo, 27 de julho, o Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Instituto Ecofuturo, recebeu a visita de um grupo de crianças, chinesas e brasileiras, para uma programação de imersão na biodiversidade local. A atividade integrou o “Programa de Colaboração Sino-Brasileiro em Educação e Natureza”, promovido pelo Instituto Ecofuturo em parceria com a Suzano Ásia. Também participaram representantes do Centro de Educação e Comunicação Ambiental do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da República Popular da China e educadores do Centro Educacional Jabuti, de Mogi das Cruzes (SP).
O projeto tem como objetivo estimular um intercâmbio intercultural entre Brasil e China por meio de atividades colaborativas e experiências imersivas, relacionadas a práticas de conservação e educação ambiental. A primeira etapa foi realizada no último mês, junho, por meio de um workshop no formato híbrido com a participação de educadores especialistas da China. Já a segunda, realizada no Parque, propôs uma vivência sensível e educativa entre as crianças, promovendo a troca cultural a partir do contato direto com a biodiversidade da Mata Atlântica. Cada etapa envolveu públicos distintos, conforme os diferentes objetivos previstos para cada momento da programação.
Para essa segunda etapa, foi preparada uma agenda especial para as dez crianças participantes — cinco brasileiros e cinco chineses — que incluiu trilhas, atividades lúdicas, vivências alimentares com produtos da floresta, além de rodas de conversa sobre costumes, culturas e conhecimentos de seus países. As crianças também aprenderam sobre a importância da conservação ambiental, reforçando valores como empatia, respeito à diversidade e conexão com o território brasileiro.
Entre os participantes estiveram representantes do Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China, como Li Penghui, chefe do Escritório de Comunicação Pública, e Zhang Lin, engenheira sênior e diretora de projetos do mesmo escritório, além de Katie Wang, especialista em Sustentabilidade da Suzano Ásia. Pelo Centro Educacional Jabuti, participaram Marina Colombo, assistente social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Moatan Ribeiro Pinhal, educador ambiental; e Denise Evangelista, coordenadora geral do Centro. Também estiveram presentes Malu Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade, Comunicação e Marca da Suzano, e Valeria Blos, diretora geral do Instituto Ecofuturo.
“Para o Instituto Ecofuturo é um privilégio fazer parte e ser casa desta que é a primeira interação entre crianças brasileiras e chinesas no âmbito da educação na natureza. O mundo é um só, e abordagens que provoquem o cuidado com a natureza desde a infância, de maneira globalizada, são exatamente os passos que acreditamos que precisamos dar para o futuro da conservação ambiental” afirma Valeria Blos.
“Com a COP30 no horizonte e o Brasil como país anfitrião, esta iniciativa — oficialmente apoiada pelo Centro de Educação e Comunicação Ambiental (CEEC) do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da República Popular da China — representa um marco significativo para a Suzano Ásia. Reflete nosso compromisso contínuo em promover a aprendizagem baseada na natureza e o diálogo intercultural entre China e Brasil para as próximas gerações. Por meio de experiências imersivas no Parque das Neblinas, buscamos aprofundar o entendimento das novas gerações sobre biodiversidade, sustentabilidade e o valor das trocas interculturais” declara Heidi Su, Head de Sustentabilidade, Comunicação e Marca na Suzano Ásia.
A atividade faz parte do conjunto de iniciativas associadas ao pilar de Educação Ambiental do Instituto Ecofuturo, que tem como foco o desenvolvimento de programas e formações voltadas a educadores, com envolvimento de crianças e adultos. A proposta é promover experiências que fortaleçam a relação com a natureza e incentivem práticas e metodologias de educação ambiental por meio de vivências transformadoras.
Sobre o Instituto Ecofuturo
Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/
Sobre o Parque das Neblinas
Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.