Tributo a Dona Cleo: Curta! homenageia Cleonice Berardinelli

 Tributo a Dona Cleo: Curta! homenageia Cleonice Berardinelli

A professora e acadêmica Cleonice Berardinelli (Crédito: Divulgação/Curta!)

O Curta! presta homenagem à professora, acadêmica e imortal da Academia Brasileira de Letras Cleonice Berardinelli, falecida aos 106 anos, na noite de terça-feira, 31 de janeiro. Ela é tema do documentário “Cleo”, dirigido por Guilherme Begué, que será exibido no Curta! nesta quinta-feira, no sábado e no domingo.

O documentário retrata a vida e a carreira de Dona Cleo — como era conhecida por gerações de alunos e admiradores. Considerada uma referência em estudos de literatura portuguesa, foi a primeira brasileira a escrever uma tese sobre Fernando Pessoa. Exerceu o magistério por mais de meio século em locais de prestígio, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e colecionava ex-alunos ilustres, como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado. Em “Cleo”, ela mesma — já com mais de cem anos de vida — apresenta poemas recitados de cor.

Produzido pela Boulevard Filmes, o longa vai ao ar na quinta-feira, dia 2, às 20h30; no sábado, dia 4, às 11h, e no domingo, dia 5, às 20h. Também está disponível para assinantes do Curta!On – Clube de Documentários, streaming do Curta! na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br — novos usuários cadastrados no site têm sete dias de acesso gratuito a todos os conteúdos da plataforma.

 

 

Quinta do Pensamento – 2/02

20h30 – “Cleo” (Documentário)

A intelectual Cleonice Berardinelli foi a primeira brasileira a escrever uma tese sobre o poeta português Fernando Pessoa e se tornou uma das principais referências no estudo das obras desse autor, de Luís de Camões e de Gil Vicente. Imortal da Academia Brasileira de Letras, Dona Cleo, como gostava de ser chamada, deu aula de Literatura Portuguesa por mais de meio século, inclusive a alunos ilustres como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado, hoje também membros da ABL. Aos 103 anos (quando este documentário foi produzido), Dona Cleo nos presenteia com poemas recitados de cor.  Diretor: Guilherme Bengué Duração: 57 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de fevereiro, sábado, às 11h; 5 de fevereiro, domingo, às 20h.

 

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;

0 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
Which Notifications would you like to receive?