Saneamento básico no Brasil

 Saneamento básico no Brasil

Como estamos cuidando da nossa água enquanto orgãos competentes responsáveis pela gestão hídrica de cada município, estado e Distrito Federal?

Essa é uma questão que as famílias brasileiras, em sua maioria, de baixa renda sofrem com as mazelas advindas da falta de água potável para quase 35 milhões de brasileiros, e falta de coleta de esgoto para 100 milhões de brasileiros.

Diante dessa realidade, foi estabelecido o Marco Legal (Lei nº 14.026/2020) pela Agência Nacional de Águas, com normas, critérios e metas que possibilitarão até o ano de 2033, o fornecimento de água potável para 99% da população, e coleta e tratamento de esgotos até 90% de cobertura.

Desde 2020 foi definido o Novo Marco regulador da água. Já se passaram dois anos e meio após seu anúncio. Até agora não vimos nenhuma força-tarefa nessa corrida sanitária rumo ao ano de 2033.

Ao sanear todos os domicílios tanto na área urbana com na área rural, a população brasileira poderá usufruir de uma qualidade de vida saudável, sustentável e consciente da importância da higiene tanto no âmbito coletivo, como no privado.

Conjuntamente às ações do governo progressista do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as concessionárias privadas embasadas na (Lei nº 8987195), estão aptas, pelo menos no papel, a desempenharem seus serviços com competência, agilidade e menos desperdício de dinheiro público.

 

2 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?