A importância do Jardim Botânico na conservação do bioma caatinga, através da educação ambiental

 A importância do Jardim Botânico na conservação do bioma caatinga, através da educação ambiental

O Jardim Botânico UEPB vem desenvolvendo atividades na área de educação ambiental, através das visitas técnicas monitoradas ao viveiro florestal e a coleção etnobotânica de plantas medicinais.

Nesta quarta feira dia 24 de agosto de 2022, o Jardim recebeu a turma do 3º ano do ensino médio da Escola Ademar Veloso da Silveira (Estadual de Bodocongó), acompanhada dos professores; Herbert de Andrade Oliveira – História, Natália Farias de Barros – Geografia, Laudilene Barboza Silva – Sociologia, Alexsandra Barbosa Silva – Matemática, Marisbell Jeronimo – Biologia e Izaque Gomes de Souza – Química, mostrando como o meio ambiente é um tema de interesse multidisciplinar.

 

 

Os estudantes e professores tiveram a oportunidade de conhecer o projeto de conservação do Cumaru (Amburana cearensis), árvore que corre risco de extinção, onde conheceram o laboratório, aprenderam como produzir exsicatas a partir das ramagens das plantas, puderam ter contato com as sementes, bem como, entender o funcionamento de produção de mudas.

A visita teve a participação especial de Zenaide Nunes, Presidente do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, instituição que congrega os Jardins Botânicos do Brasil. A Presidente falou durante a monitoria da importância do Jardim Botânico UEPB para o mundo, já que ele é o único localizado no bioma Caatinga e que tem por missão a conservação da flora nativa e a garantia da biodiversidade.

 

 

“É uma honra fazer parte da história da construção deste Jardim tão importante, visto que, no cenário nacional, temos muitos jardins dedicados a Mata atlântica, cerrado, floresta amazônica e outros, mas o Jardim Botânico UEPB é o primeiro e único a se dedicar ao estudo e conservação da Caatinga, este bioma tipicamente brasileiro e com tanto a nos ensinar. Parabéns a UEPB e a Campina Grande por esta iniciativa maravilhosa!” Falou Zenaide Nunes, durante a visita técnica.

 

 

O Projeto Cumaru é financiado pôr Botanic Gardens Conservation International (BGCI), através do programa GTC Global Trees Campaign, com a Fundação Franklinia e apoio do Jardim Botânico Professor Ivan Coelho Dantas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

0 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
Which Notifications would you like to receive?