Ações do projeto Cumaru da UEPB: Espécie-alvo (status de ameaça) Amburana cearensis (EN)
O Jardim Botânico da UEPB, trabalha desde 2022 em ações que fortalecem o “projeto Cumaru”, seja recebendo alunos e professores, através de agendamentos ao jardim, ou levando as comunidades rurais, municípios e adjacentes, informações sobre a importância da conservação e manutenção da Amburana cearensis.
O trabalho de educação ambiental é voltado à palestras, rodas de conversas, divulgação e distribuição de material didático nos municípios pesquisados, buscando informar as comunidades sobre a importância da preservação da árvore em seu habitat natural.
As etapas de pesquisa, logística de materiais e desenvolvimento, mantém suas atividades de acordo com o planejamento previsto no projeto. A equipe segue monitorando as arvores matrizes, recebendo apoio dos parceiros nas comunidades e visitas técnicas, com o objetivo de estudar a fenologia das plantas nos municípios de Patos, São José de Espinharas, Malta, Pedra Lavrada, Olivedos e São José da Mata, distrito de Campina Grande.
O projeto conta com a parceria de profissionais, professores e técnicos da UEPB, além de instituições da sociedade civil organizada, grupos de moradores locais e o apoio tecnológico e de pesquisa do Instituto Nacional do Semiárido – INSA.
O projeto Cumaru é financiado pôr Botanic Gardens Conservation International (BGCI), através do programa GTC Global Trees Campaign, com a Fundação Franklinia e apoio do Jardim Botânico Professor Ivan Coelho Dantas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).