Brasil é palco da Conferência Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis
A busca por fontes de energia limpa e sustentável ganha cada vez mais importância diante da emergência climática. Enquanto a média no mundo é de apenas 15%, o Brasil se destaca com 48,5% de sua matriz composta por fontes renováveis, além de contribuir para transição energética mundial com o desenvolvimento de novas tecnologias.
Nesse contexto, o Brasil será palco da Conferência Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis (CITER), entre os dias 3 e 5 de junho, em Teresina- PI. Com o tema central “As Tecnologias das Energias Renováveis e a contribuição do hidrogênio verde na transição energética global, justa e sustentável”, o evento vai reunir representantes do setor privado, público, organismos internacionais, acadêmicos e sociedade civil. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site da conferência www.citer.com.br.
“O Piauí tem plenas de condições de estar na vanguarda. Não tenho dúvidas que Teresina será a capital do futuro. Eventos como a CITER corroboram com tudo que estamos construindo. A vocação do Piauí para a transição energética é mais do que óbvia. Temos que trazer isso para a realidade para a transformar a vida do nosso povo”, destaca Rafael Fonteles, Governador do Piauí.
“Será o maior evento relacionado a energias renováveis, hidrogênio verde e meio ambiente que ocorrerá no Piauí e contará com a presença de diversos agentes e representantes de todo o país e do exterior. Será um evento de importantes discussões sobre o tema e sobre as grandes oportunidades que o Piauí tem nessas áreas específicas”, enfatiza o vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí, Ricardo Castelo.
A CITER reunirá 180 palestrantes de diversos países, em 45 painéis. A Conferência é correalizada pelo Governo do Estado do Piauí, pela a Investe Piauí, pelo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD/ONU, pelo Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente – ICIMA, pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, pelo Instituto Federal do Piauí – IFPI, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Piauí – IPHAN-PI, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – ETIPI e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí – SEBRAE-PI. Este será o maior evento de energias renováveis no Brasil em 2024. Além disso, a CITER desenvolveu um Plano de Sustentabilidade, onde todas as atividades estarão em conformidade com o uso racional dos recursos, descarte adequado dos resíduos sólidos e orgânicos e a adoção de medidas de carbono neutro.
De acordo com Ana Paula Rodrigues, presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA) e uma das idealizadoras do evento, essa é uma oportunidade de debater sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e as metas do Acordo de Paris. “Hoje, no cenário mundial, a busca por fontes de energia limpa e sustentável é de suma importância para a vida de todos. Por isso, a CITER tem como objetivo promover diálogos entre os setores da sociedade e fomentar o compartilhamento de conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias e inovações, com ênfase especial no papel do hidrogênio verde na transição energética global.” – destaca a especialista. Ela complementa: “A CITER é grandiosa em vários aspectos. Serão 45 painéis que contarão com a presença de palestrantes e personalidades do mundo inteiro para enriquecer o debate. Vamos ter essa liberdade de ir além das fronteiras do Brasil, a fim de promover a conscientização global sobre a importância das energias renováveis, uma solução viável para necessidade de enfrentamento das mudanças climáticas.”
O Representante Residente do PNUD no Brasil, Claudio Providas, reforça a grandiosidade que a CITER representa para as discussões sobre as mais recentes tecnologias e inovações, com ênfase especial no papel do hidrogênio verde na transição energética global. “O Piauí está tomando uma liderança muito importante com esta conferência. O hidrogênio verde se apresenta no mundo inteiro como uma promessa de recurso muito mais sustentável e que pode gerar empregos. Todo o nosso apoio para garantir que esta conferência, que é a primeira, seja um êxito mundial e traga resultados para todas as instituições que estarão presentes e para toda a população do estado do Piauí”, observa Providas.
Programação
Durante os três dias de evento, mesas de diálogos com especialistas nacionais e internacionais vão abordar temas como hidrogênio verde; energia solar, eólica, biomassa e das marés; transição energética; integração de sistemas energéticos; regulamentação das energias renováveis; políticas públicas e incentivos; popularização da ciência; mudanças climáticas; e os ODS da Agenda 2030 da ONU.
Feira de Negócios e atividades culturais
Com uma programação abrangente e diversificada, a CITER terá Painéis Simultâneos de Diálogos, Feira de Negócios de Tecnologias das Energias Renováveis, espaços específicos para networking, atividades de popularização da ciência e de educação ambiental, atividades culturais e intervenção urbana, além de visitas técnicas nas empresas do setor de energias renováveis.
Serviço:
- Conferência Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis
- Data: 03 a 05 de junho de 2024
- Horário: 09h às 18h
- Local: Centro de Convenções de Teresina-PI
- Inscrições: www.citer.com.br
- Gratuito