Das histórias da imigração ao sucesso de Elena Ferrante, #CulturaEmCasa celebra o dia do imigrante italiano com programação temática

Denise Fraga em “Galileu e Eu – a arte da dúvida” está na programação da plataforma | Foto divulgação

Das histórias da imigração ao sucesso de Elena Ferrante, #CulturaEmCasa celebra o dia do imigrante italiano com programação temática

Plataforma reúne conteúdos que dialogam com o país europeu; o monólogo “Galileu e Eu” com Denise Fraga e debates sobre “Tre Piani”, “A Filha Perdida” e “Lazzaro Felice” integram a programação.

 

Para celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro, a plataforma #CulturaEmCasa reuniu cerca de 50 conteúdos relacionados ao país europeu. São peças, filmes, documentários, entrevistas, animação e até programas gastronômicos. Lançada em 2020, a #CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte e é considerada a maior plataforma cultural gratuita da América Latina.

“Não se pode falar na história do Brasil sem considerar nossas raízes italianas e o legado cultural, arquitetônico, linguístico, culinário, além de tecnológico e econômico que recebemos da comunidade italiana”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

O monólogo “Galileu e Eu – a arte da dúvida”, apresentado pela atriz Denise Fraga, faz parte do acervo italiano da plataforma. A peça conta a vida do cientista Galileu Galilei que negou sua própria descoberta, de que a terra girava em torno do sol, para não ser queimado vivo como bruxo.

Na lista de filmes, a plataforma apresenta o documentário “Dique Cidade Aberta”, que faz alusão ao clássico neorrealista do diretor Roberto Rossellini, “Roma, Cidade Aberta”; e debates sobre os longas-metragens “Tre Piani” de Nanni Moretti, que esteve na lista das produções selecionadas do Festival de Cannes em 2021; “A Filha Perdida”, baseado no livro homônimo de Elena Ferrante, e “Lazzaro Felice”, da diretora Alice Rohrwacher. Os três últimos fazem parte do Ciclo de Cinema e Psicanálise, uma realização do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Ainda para os cinéfilos, o projeto MIS Cine e Horror tem um capítulo especial que entrevista o cineasta italiano Luigi Cozzi. Um dos principais nomes do chamado cinema ‘giallo’, Cozzi fala sobre sua estreia como diretor e sobre o gênero cinematográfico de terror.

A Itália também é protagonista de episódios de dois podcasts disponibilizados pela plataforma. “Da máquina de escrever ao notebook” é um original lançado em 2022 pela plataforma #CulturaEmCasa. Nos três primeiros capítulos, o diretor Maurício Paroni de Castro faz uma reflexão sobre o teatro na formação cultural brasileira e a influência dos italianos nessa arte. Em “Cine Passeio”, o pesquisador e crítico de cinema Fernando Brito fala sobre o centenário do diretor Federico Fellini, reconhecido com um dos principais cineastas de todos os tempos.

A música e a arte sacra não poderiam estar de fora da seleção. Em “È Nato Gesù’, o artista Ulderico Pinfildi apresenta, com suas peças, as cenas mais famosas do Presépio Napolitano. A “Missa de Requiém” do compositor Giuseppe Verdi executada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), e a apresentação de “Planatus Orquestras”, no Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão (SP), com interpretações de trechos de “O Verão” e de “As Quatro Estações”, do compositor Vivaldi, integram o acervo musical italiano da plataforma.

“Imigrantes Italianos”, uma produção do governo de São Paulo com o Museu India Vanuíre; várias edições da “Festa do Imigrante” realizada pelo Museu da Imigração de São Paulo; e o programa “Pina de Casa”, realização da Pinacoteca de São Paulo, com as obras “Emigrantes”, do artista Antonio Rocco, e “Navigando”, escultura de Amadeu Zani, são algumas das programações disponíveis na #CulturaEmCasa e que abordam a importância da Itália para a construção e formação da cultura brasileira.

O público infantil não ficou de fora da curadoria. Por meio das aventuras dos irmãos Manga e Leco, do livro mágico Mytikah, é apresentada a história de amor dos revolucionários Anita e Giuseppe Garibaldi. O casal foi protagonista de muitas batalhas no Brasil, Uruguai e, claro, também na Itália.

Por fim, a típica culinária italiana tem seu espaço garantido na plataforma. São pelo menos três episódios do #SPGastronomia que trazem chefs no preparo de receitas com ingredientes como lombo, macadâmias, mel, manteiga, além, é claro, do passo a passo para fazer uma massa caseira e artesanal da gastronomia da Itália.

Com cerca de cinco mil conteúdos e quase oito milhões de visualizações, a plataforma #CulturaEmCasa comemora três anos de lançamento no próximo dia 20 de abril. Durante o período, reuniu um acervo com mais de cinco mil conteúdos, de 13 linguagens – “Cinema”, “Circo”, “Conteúdos Acessíveis” “Cultura Popular”, “Dança”, “Gastronomia”, “Humor”, “Infantil”, “Literatura”, “Museus”, “Música”, “Ópera” e “Teatro”.

0 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?