Dia Mundial do Designer Gráfico: entenda o papel desse profissional para uma comunicação visual eficiente
Abril de 2024 – De acordo com um levantamento realizado pelo Pravaler, empresa que detém mais de 85% do mercado de financiamento estudantil privado do Brasil, somente em 2023 houve um aumento de 47% de pessoas interessadas em aderir à solução da empresa para fazer a graduação de Design Gráfico, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Esses dados evidenciam a crescente valorização da profissão que demanda habilidades técnicas e criativas. Dentre os fatores que impulsionam a área está a versatilidade de atuação, que permite ao especialista executar diferentes atividades, entre elas a de estruturar a comunicação visual das empresas proporcionando uma comunicação eficiente. No Brasil, o salário varia de acordo como nível de experiência, ramo de atuação, localidade, porte da empresa e tipo de contrato, sendo a remuneração média para o cargo de R$ 5.500 por mês, de acordo com o portal Glassdoor.
“Vejo o Design Gráfico como um campo versátil, em que sua porta de entrada geralmente se dá pelo interesse em arte, desenho ou tecnologia. No entanto, o que mais me fascina é a capacidade de mergulhar em diferentes campos, exigindo uma compreensão profunda para resolver desafios específicos. Essa imersão constante me permite explorar uma ampla gama de contextos sociais e de mercado, enriquecendo minha experiência”, comenta Adriene Bonifácio, designer e coordenadora de Criação do Pravaler.
De acordo com docentes do curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico da UNICID, universidade parceira do Pravaler, o Designer Gráfico é um profissional versátil que combina criatividade, habilidades técnicas e conhecimentos estratégicos para desenvolver soluções inovadoras e atender às necessidades dos clientes. Confira quais são as áreas de atuação:
-
Design Gráfico
A área se dedica à comunicação visual por meio de imagens, abrangendo a criação de layouts impressos, identidades visuais, rebranding de marcas, pôsteres, livros e revistas, entre outros elementos visuais essenciais para empresas, marcas e meios de comunicação.
-
Design de Experiência do Usuário (UX)
Essa área tem como foco melhorar a experiência em plataformas online, aplicativos e sites, visando proporcionar uma navegação intuitiva, eficiente e agradável para o usuário.
-
Design de Animação e Vídeo
Vertente do Design Gráfico que se dedica à criação de elementos visuais em movimento. Envolve a produção de histórias visuais através da animação e do design de vídeo, oferecendo uma ampla gama de possibilidades que vão desde anúncios publicitários e filmes até conteúdos audiovisuais diversos.
-
Design de Embalagens
A embalagem é a primeira impressão de um produto. O profissional que trabalha com Design de Embalagens tem como foco a sustentabilidade e desenvolve aplicações práticas para recipientes que facilitam o acondicionamento do produto, bem como sua usabilidade sem, é claro, deixar de lado a estética visual.
-
Design de Serviços
O objetivo desse profissional é otimizar processos e a qualidade do serviço entregue ao usuário, levando em consideração tanto os elementos visíveis aos clientes quanto aqueles que não são, utilizando técnicas como o design thinking.
-
Design de Interação
Quem atua nessa área busca tornar a interação das pessoas com produtos e tecnologias mais agradável, intuitiva e funcional, proporcionando uma experiência melhor e mais satisfatória para o usuário.
Para quem deseja seguir carreira, com o Pravaler é possível financiar os estudos de cursos de graduação, pós-graduação ou cursos técnicos por meio de um processo totalmente online, que pode ser feito tanto por calouros quanto por veteranos, em qualquer época do ano. Para mais informações ou fazer uma simulação, acesse o site.