Votorantim Cimentos promove encontro entre comunidades quilombolas e indígenas na região Norte do Brasil

Representantes da Comunidade quilombola do Kaonge, da Bahia, estiveram no Norte do país, entre os dias 28 e 29 de outubro, para visitar comunidades indígenas da região e trocar conhecimentos sobre sustentabilidade, geração de renda, valorização cultural e fortalecimento das economias locais. A iniciativa foi promovida pela Votorantim Cimentos por meio do 2° Encontro de Comunidades Tradicionais.

O evento foi promovido em parceria com a Xambiart, cooperativa de mulheres artesãs, a Coomesol, cooperativa multifuncional de economia solidária, ambas de Xambioá (TO); a PDCA Consultoria Indigenista, que atua no fortalecimento de organizações indígenas e no desenvolvimento de projetos socioculturais, e a empresa Ser.tão, de Maracás (BA), especializada em conectar empresas e comunidades por meio de projetos socioambientais e de desenvolvimento territorial sustentável.

O encontro reuniu representantes da comunidade quilombola do Kaonge, do Recôncavo Baiano, com a comunidade indígena Suruís Aikewara, localizada na Terra Indígena Sororó, em São Geraldo do Araguaia (PA), na divisa com o Tocantins. A comunidade é composta pelas aldeias: Awussehe, Ipirahy, Tukapehy, Itahy, Yetá, Sororó e Akamassyron.

Boas práticas – Durante o evento, representantes quilombolas e indígenas participaram de oficinas diversas, como confecção de biojoias, produção de óleo de coco babaçu, elaboração de projetos e captação de recursos. A programação também incluiu atividades de turismo de base comunitária e visitas a iniciativas locais.

Crédito: Votorantim Cimentos/Divulgação

Uma das paradas foi na Xambiart, que atua com a produção e comercialização de biojoias e artesanatos feitos a partir de sementes e fibras naturais. As cooperadas receberam o grupo para uma roda de conversa sobre empreendedorismo feminino e fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis.

Outra visita em Xambioá foi à Coomesol, cooperativa social local que incentiva a produção e o beneficiamento do óleo de coco babaçu, atividade que gera renda e autonomia para famílias da região, com destaque para a atuação de mulheres envolvidas no extrativismo sustentável.

A agenda do 2° Encontro de Comunidades Tradicionais contou ainda com visitas à produção de mel em aldeia, casa de farinha, viveiro de mudas e áreas de agricultura familiar indígena. Os grupos também trocaram experiências sobre o uso de medicinas tradicionais, sementes crioulas e realizaram um plantio simbólico de muda nativa, reforçando a conexão com o território e a preservação da biodiversidade.

Durante o encontro houve o compartilhamento do Guia de Boas Práticas de Relacionamento com Povos e Comunidades Tradicionais da Votorantim Cimentos, documento elaborado a partir da primeira edição do evento, realizada em 2023. O guia reúne protocolos de consulta, mecanismos de participação comunitária e informações culturais e ambientais, e tem como objetivo orientar as operações da empresa em territórios com presença de comunidades tradicionais.

Esse encontro é um exemplo de como promovemos valor compartilhado em nossos territórios. Ao reunir quilombolas e indígenas em torno da troca de experiências, fortalecemos tanto as tradições culturais quanto o desenvolvimento de projetos comunitários. É dessa forma que avançamos na construção de um legado positivo”, afirma a gerente de Transformação Social da Votorantim Cimentos, Priscilla Alvarenga.

Sobre a Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em oito países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br

0 Shares

Post relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?