Entrevista com o consultor ambiental da Usina Borborema Energética, sobre Educação Ambiental para crianças e adolescentes

A importância do investimento em educação ambiental para crianças e adolescentes

Entrevista com o consultor ambiental da Usina Borborema Energética, sobre Educação Ambiental para crianças e adolescentes

Foram realizadas em novembro de 2022, mais uma ação organizada pela empresa, em três instituições de ensino localizadas no entorno da usina Borborema Energética, visando promover aos alunos, conteúdos de educação ambiental por meio de palestras, cartilhas e folders informativos. O projeto é desenvolvido anualmente nas escolas municipais: Tertuliano Maciel; Henrique Guilhermino Barbosa e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Antônio Guedes de Andrade. Abordando temas de preservação ambiental, segregação de resíduos, preservação da fauna e da flora, conservação de recursos, ações socioambientais e sustentabilidade.

Plantas cultivadas na Borborema Energética para serem doadas.
Plantas cultivadas na Borborema Energética para serem doadas.

Conversamos com Fabio Pedro, consultor ambiental da Usina Borborema Energética da Bolognesi Energia, ele apresenta o projeto de Educação Ambiental e fala sobre a responsabilidade da Usina Borborema Energética com a sustentabilidade.

 

PBC – Qual é a importância de ações socioambientais para crianças e adolescentes, em especial para a conscientização da preservação dos recursos naturais?

Resposta: A Borborema Energética, alinhada com a Política de Saúde e Segurança e Meio Ambiente do Grupo Bolognesi Energia atua, desde sua implantação para a conservação, e conscientização da preservação dos recursos naturais, sem esquecer seu papel fundamental de geradora de energia de base e de garantia para o sistema nacional. Assim, as ações socioambientais executadas com crianças e adolescentes é de suma importância, uma vez que as crianças e jovens estão sempre atentos às novas possibilidades de aprendizados. Quando falamos de meio ambiente, devemos entender que “Meio Ambiente” é tudo aquilo que está à nossa volta e que nos influencia de maneira direta ou indireta, como os animais, as plantas, o solo, o clima, a água, o ar, os nutrientes e o próprio ser humano.

A pauta sustentabilidade está em voga, e com razão, uma vez que é preciso esclarecer a população sobre a escassez dos recursos naturais, que somado  ao crescimento da população, causa impactos ambientais e, consequentemente, gera a necessidade da aplicação dos conceitos de sustentabilidade, ou seja, o uso consciente destes recursos.

A conscientização ambiental surge, então, como ferramenta de transformação do pensamento atual, através da criação de um senso crítico. Ao nos conscientizarmos adotamos uma postura de compromisso com as atividades de preservação do meio ambiente, sem esquecer de manter o bem estar da população atual e das gerações futuras

É importante que o indivíduo e a coletividade construam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Esses valores são essenciais para a qualidade de vida e a sustentabilidade do meio ambiente

As ações socioambientais de educação com jovens e adolescentes é uma importante ferramenta de conscientização. A educação ambiental tem como objetivo a conscientização e a sensibilização das pessoas sobre os problemas ambientais da atualidade, como a uso consciente da energia elétrica e da água, a segregação dos resíduos para sua reutilização, a preservação das matas e dos animais.

 

PBC – Qual o caminho para a realização de ações socioambientais? Como as empresas podem desenvolvê-las? Quais são os desafios de projetos educacionais neste formato? Qual a motivação?

Resposta: O caminho é ter um propósito e dar início a este propósito! Como falamos, as ações socioambientais junto a comunidade que nos inserimos é pilar da política de trabalho da empresa. Inicialmente é importante conhecer as comunidades do entorno, buscando compreender sua dinâmica socioambiental. A partir disso, estabelecer locais de atuação, podendo ser as escolas ou centros comunitários locais. Na sequencia, em conjunto com seus representantes, estabelecer linhas de ação que estejam relacionadas com o contexto socioambiental destas comunidades.

É importante levar para fora do ambiente corporativo, temas que são tratados internamente, mas que também são indispensáveis no dia a dia de qualquer pessoa, em especial na formação dos jovens, que atuarão como agentes multiplicadores de conhecimentos tão relevantes para toda a comunidade e a sociedade em geral.

As empresas devem, de maneira geral, desenvolver ações que visem a conscientização socioambiental. Estas ações serão muito bem-vindas nas comunidades em que forem realizadas. Os temas a serem desenvolvidos podem ser os mais variados, desde que adequados a faixa etária que está sendo trabalhada e contextualizem o ambiente em que aquela comunidade está inserida, com a sustentabilidade maior do seu município, seu Estado, seu País e, consequentemente, o planeta. Por isso é importante que sejam relevantes e despertem o interesse dos participantes, promovendo, assim, o envolvimento e a conscientização de todos!

O desafio é mostrar que a preservação passa pelo desenvolvimento sustentável, que é papel de cada um de nós auxiliar nisso, e nada melhor do que a qualificação, o esclarecimento e o diálogo para promover a mudança que o mundo precisa, sem perder de vista que precisamos de um ambiente equilibrado, mas precisamos garantir também a qualidade de vida para essa e as futuras gerações!

PBC – Como funciona a ação de Educação Ambiental da Bolognesi para os alunos das escolas da área de entorno da usina Borborema Energética e por que foi criada?

Resposta: A ação é organizada pela empresa, atendendo as suas políticas de meio ambiente, e visa promover aos alunos conteúdos de Educação Ambiental por meio de palestras, cartilhas e folders informativos, sobre temas de preservação ambiental, segregação de resíduos, preservação da fauna e da flora, conservação de recursos naturais etc. O objetivo é sensibilizar e conscientizar sobre a importância destes tópicos no seu dia a dia, seja na escola, em suas casas ou nos locais que frequentam.

As ações são desenvolvidas anualmente em três escolas do entorno da usina. São as escolas: Tertuliano Maciel, Henrique Guilhermino e Antônio Guedes de Andrade. A última ação foi no final de 2022 e contou com participação, de aproximadamente 240 alunos de 12 turmas.

É muito gratificante e animador participar destas ações, porque, de um ponto de vista mais amplo, elas envolvem também outros membros da comunidade, uma vez que os alunos destas escolas se tornam agentes multiplicadores dos temas ambientais abordados nas palestras.

A Bolognesi tem uma preocupação de estar perto de suas comunidades, atendendo os anseios que são possíveis de serem atendidos e contrubuindo para o desenvolvimento sustentável do seu entorno, e ações como essas são fundamentais para que o diálogo possa esclarecer dúvidas, e contribuir para um futuro melhor para todos!

PBC – Quais são as próximas datas de imersão que os alunos poderão participar e qual a novidade?

Resposta: As ações são realizadas anualmente. Para 2023 será explorado o tema #CombataAPoluiçãoPlástica, utilizado pela ONU no Dia Mundial do Meio Ambiente 2023. O assunto será abordado em sintonia com o contexto socioambiental das comunidades do entorno da usina, e alinhado a outras ações do grupo em outros empreendimentos existentes em outros Estados

PBC – Como surgiu a ideia destas ações socioambientais e por quê?

Resposta: As ações de Educação Ambiental da Borborema Energética S.A. foram estabelecidas no EIA-RIMA do empreendimento (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) , lá na fase de implantação do empreendimento, e fazem parte da importante missão de formar cidadãos mais conscientes da natureza que os cerca e dos cuidados que todos devemos ter com o meio ambiente.

Mesmo passados tantos anos de operação, as ações permanecem em execução devido a preocupação do Grupo Bolognesi em deixar sua parcela de contribuição junto as comunidades locais.

Dando continuidade ao projeto de Educação Ambiental, a cada ano auxiliamos a formação de  agentes multiplicadores das informações de sustentabilidade, tornando os alunos a base de uma ação ainda maior, com impacto positivo a longo prazo imensurável.

PBC – Como você pode avaliar a efetividade destas ações socioambientais?

Resposta: A cada ano nos surpreendemos e observamos que durante as palestras os alunos se envolvem nos temas abordados e  fazer relatos das ações que realizam em prol do meio ambiente em suas casas, como por exemplo: eles reconhecem as espécies de animais e plantas nativas que são encontrados na região e falam espontaneamente sobre a importância de preservá-los!

Fazem ainda relatos sobre as árvores e os frutos que existem em seus quintais, os pássaros que observam e os diferentes tipos de cantos. Também falam como eles segregam os resíduos de suas casas em “seco” e “molhado”, sendo estes resíduos secos enviados para a cooperativa para gerar uma renda extra e os orgânicos, como as sobras de alimentos, para serem dadas aos animais de criação etc.

Para alguns pode parecer pouco, mas a sustentabilidade é feita nos detalhes e essa conscientização das pequenas ações fará com que essas gerações não cuidem do meio ambiente apenas porque há algum agente regulador controlando, mas sim porque isso é o certo a fazer, contribuindo de forma efetiva para a mudança de mindset que as gerações atual e futura precisam para tirar a sustentabilidade do papel e colocar ela em prática.

É com imensa alegria que vemos nosso trabalho, e de nossas equipes, que também são treinadas para isso, dando frutos nas ações cotidianas das famílias da comunidade.

 

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