Paraíba lança curso inédito e gratuito de pós-graduação em Gestão Cultural

O curso oferece 150 vagas para quem deseja transformar a cultura no Nordeste! Inscrições até 15 de novembro.

Paraíba lança curso inédito e gratuito de pós-graduação em Gestão Cultural

Na manhã desta terça-feira (15), foi lançado oficialmente o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão e Produção Cultural, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). A solenidade aconteceu na Fundação Casa de José Américo, onde foram detalhadas as informações sobre o curso, que tem início previsto para fevereiro de 2025.

A pós-graduação oferece 150 vagas para profissionais graduados em qualquer área que desejem se especializar em gestão, produção, execução e divulgação de eventos artísticos e culturais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 15 de novembro pela plataforma Prosas. O edital de chamamento público com as regras para inscrição, seleção e convocação foi publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) nesta mesma data.

 

Processo seletivo e vagas

O processo de seleção dos candidatos será dividido em três etapas: análise documental eliminatória, análise de currículo Lattes classificatória e análise de portfólio eliminatória. Das 150 vagas disponíveis, 89 são para ampla concorrência, 23 para o sistema de cotas e 38 reservadas para instituições culturais e educacionais da Paraíba e para o Consórcio Nordeste. O curso também prevê cotas regionais, garantindo acesso a estudantes e profissionais de todas as regionais de cultura do estado.

 

Formato e apoio financeiro

O curso será híbrido e totalmente gratuito, com aulas à distância e quatro atividades de campo presenciais custeadas pela Secult-PB através de ajuda de custo para os estudantes. Esses encontros ocorrerão durante o carnaval de João Pessoa e o São João de Campina Grande, eventos de grande relevância cultural no estado.

Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, destacou a importância do curso para a região: “Tudo isso aqui, o curso de especialização, com toda essa estrutura curricular que foi montada, começou a ser pensada numa conversa em março do ano passado. Então foi uma longa jornada até que a gente chegasse aqui”. Segundo ele, a criação do curso se tornou ainda mais urgente com a ampliação de editais como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que aumentaram a demanda por projetos na área.

 

Duração e formação profissional

Com duração de 18 meses e carga horária de 360 horas, a grade curricular do curso de especialização conta com 10 disciplinas, além da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao concluir a pós-graduação, o egresso receberá o título de especialista em produção e gestão cultural, reconhecido pelo MEC, podendo atuar em diversas áreas, como teatro, televisão, rádio, cinema, órgãos públicos e empresas privadas.

O corpo docente do curso será formado por professores com mestrado ou doutorado, selecionados por meio de edital sob responsabilidade da UEPB. A Fapesq, por sua vez, será responsável pelo financiamento da ajuda de custo para as atividades de campo dos estudantes.

 

O secretário de cultura, Pedro Santos, explicou que a demanda por um curso de especialização em gestão e produção cultural se tornou mais urgente em meio a editais como a Lei Paulo Gustavo e agora com a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que aumentou em muito a demanda por projetos na área. Foto: SECULT-PB
O secretário de cultura, Pedro Santos, explicou que a demanda por um curso de especialização em gestão e produção cultural se tornou mais urgente em meio a editais como a Lei Paulo Gustavo e agora com a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que aumentou em muito a demanda por projetos na área. Foto: SECULT-PB

 

Ineditismo e potencial transformador

Pedro Santos ressaltou o caráter inédito do curso no Brasil: “É um curso inédito, sem precedentes no Brasil. Pensado para tantos estudantes e de forma totalmente gratuita. Estamos dando as condições para que mais pessoas trabalhem com cultura na Paraíba e no Nordeste”, afirmou o secretário, destacando o potencial transformador da iniciativa para a formação de novos profissionais na área cultural e o fortalecimento do setor no estado.

As inscrições seguem abertas até 15 de novembro, oferecendo uma oportunidade única para quem busca se especializar em gestão e produção cultural, contribuindo para a valorização e o desenvolvimento da cultura na Paraíba e em toda a região Nordeste.

0 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?