Portugal libera cerca de 200 vistos para nômades digitais e brasileiros lideram lista de pedidos; especialista comenta
Os brasileiros continuam liderando a lista de maior comunidade estrangeira residente em Portugal. E estão também entre os principais estrangeiros que ganharam visto para nômades digitais no país. A especialista em dupla cidadania europeia, Bianca Baril, explica as vantagens para trabalhar em Portugal.
O número de estrangeiros em Portugal já passou a marca de 750 mil. Destes 233.138 são brasileiros. Os dados foram divulgados em janeiro deste ano pelo (SEF). Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros português em novembro e dezembro, foram emitidos 200 vistos para nômades digitais de nacionalidades estrangeiras. Bianca Baril, especialista em dupla cidadania europeia, explica essa alta.
“De modo geral os brasileiros vêm acreditando que este momento é mais que oportuno para deixar o Brasil e empreender no exterior. Portugal é a nova aposta. O país oferece uma série de benefícios fiscais e também incentivos financeiros para atrair a abertura de empresas e projetos. Sem falar nos vistos especiais” explica Bianca Baril, que é CEO da Aquila Global Group – a maior consultoria de mobilidade presente na Europa, Brasil e EUA.
Portugal é um país extremamente atrativo, principalmente para quem busca tranquilidade e belas paisagens, como é o caso das vilas que acolhem os nômades digitais. Atualmente o país lusitano vem passando por uma forte transição para a economia digital, o que tem aberto portas para quem deseja trabalhar sem sair de casa e de onde quiser.
“Os brasileiros de modo geral estão confiando menos em informações avulsas de internet e procurando consultorias especializadas. Somente na Aquila nós detectamos um aumento de 55% na procura por registro de nacionalidade portuguesa somente no último trimestre do ano passado. As pessoas querem escolher o caminho correto ao invés do fácil”, explica a especialista.
Baril alerta para a necessidade de fugir do que chama de gurus da internet. Segundo ela, existem pessoas ventilando informações incorretas e vendendo sonhos surreais sobre a vida real em Portugal. “Infelizmente as pessoas acabam acreditando nestas promessas de vida fácil e ganhos exorbitantes. Por esta razão, o número de brasileiros que tenta voltar e que naufraga no projeto de moradia e trabalho em Portugal nunca foi tão grande”, afirma a especialista que tem mais de 10 anos de experiência.
*Bianca Baril, é empresária, especialista em negócios internacionais e migração feminina brasileira para o exterior. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Paraná. É expert em administração sustentável, internacionalização para os EUA, obtenção de cidadania europeia e especialista em fundos europeus de investimentos. Bianca tem larga expertise no acompanhamento de negócios de mulheres brasileiras no exterior e atualmente é CEO da Aquila Global Group – maior consultoria de mobilidade global presente nos EUA, Europa e Brasil.