Prêmio ANA 2023 recebe inscrições de conteúdos jornalísticos e de comunicação sobre água e saneamento básico
As inscrições para o Prêmio ANA 2023: as Melhores Ideias para Cuidar das Águas e do Saneamento Básico no Brasil estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo hotsite premio.ana.gov.br até 22 de março. Este ano, são duas categorias voltadas aos(às) profissionais de comunicação: uma para Mídia Audiovisual e outra para Mídia Impressa ou Sonora. Nos dois casos a veiculação do material de comunicação deve ter sido realizada entre 15 de agosto de 2020 e a data de encerramento das inscrições desta edição do Prêmio.
A categoria Comunicação – Mídia Audiovisual é voltada para jornalistas e produtores de conteúdos de emissoras de TV e de canais audiovisuais veiculados via internet. Poderão se inscrever nesta categoria programas, filmes e séries de reportagens relacionados a qualquer tema que tenha pertinência com os objetivos do Prêmio ANA. Já a categoria Mídia Impressa ou Sonora é direcionada a jornalistas e produtores de conteúdos em texto ou em áudio, veiculados em plataformas analógicas ou digitais, como jornais, revistas, sites, rádios e canais de podcast. Os materiais devem se referir a qualquer tema relacionado aos objetivos do Prêmio.
Segundo o regulamento do Prêmio ANA 2023, os(as) vencedores(as) ganharão o Troféu Prêmio ANA e poderão utilizar em seus materiais de divulgação o Selo Prêmio ANA: Vencedor. Os(as) três finalistas de cada categoria terão o direito ao uso do Selo Prêmio ANA: Finalista, além de compor o Banco de Projetos do Prêmio ANA. Uma novidade desta edição é que projetos que não forem finalistas ou vencedores, mas que se destacaram por contribuir para os objetivos da premiação, também poderão fazer parte do Banco de Projetos, a partir da avaliação da Comissão Organizadora.
Desde 2008, a categoria Comunicação faz parte do Prêmio ANA. Veja a lista de vencedores por edição:
· 2008: Jornal O Povo (CE). Trilogia Mares, Desertos e Chuvas do Sertão. Três cadernos especiais;
· 2010: TV Globo (SP). Rios de São Paulo. Série de reportagens e projeto ambiental;
· 2012: TV Centro América (MT). O Caminho da Água. Série de reportagens;
· 2014: Globo News (RJ). Especial Água 1 e 2. Programa Cidades e Soluções;
· 2017: CATEGORIA IMPRESSOS E SITES: Folha de S. Paulo (SP). Líquido e Incerto – O Futuro dos Recursos Hídricos no Brasil. Especial sobre crise hídrica;
· 2017: CATEGORIA RÁDIO: Rádio Gaúcha (RS). Vamos Tratar o Esgoto? Série de reportagens;
· 2017: CATEGORIA TV: TV Globo (RJ). Expedição Água. Programa Como Será?
· 2020: Empresa Brasil de Comunicação – EBC (DF). Vidas Secas no País das Águas – Série de Reportagens.
O Prêmio ANA 2023 terá uma Comissão Julgadora composta por dez membros externos à ANA e com notório saber nas áreas abrangidas pelas categorias da premiação. Um(a) representante da Agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos das categorias Comunicação – Mídia Audiovisual e Comunicação – Mídia Impressa ou Sonora levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, adesão social e aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das dez categorias. Os finalistas serão conhecidos em 19 de outubro de 2023 e os vencedores anunciados em solenidade de premiação, prevista para novembro deste ano, em data e local a serem definidos.
As inscrições devem ser realizadas totalmente pelo hotsite do Prêmio ANA e não serão aceitos materiais em meio físico, já que a ANA adota uma política de papel zero. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.
O Prêmio ANA
Em sua 8ª edição, o Prêmio ANA 2023 tem o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos, e para soluções voltadas à melhoria e ampliação dos serviços públicos de saneamento básico, visando ao desenvolvimento sustentável do Brasil.
Criado há 16 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou mais de 2,9 mil trabalhos inscritos e premiou 48 projetos, de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela sua contribuição ao desenvolvimento do País.
Nesta edição, a premiação conta com dez categorias: Governo; Empresas de Micro ou de Pequeno Porte; Empresas de Médio ou de Grande Porte; Organizações Civis; Educação – Ensino Fundamental, Médio e Educação não Formal; Educação – Ensino Superior e Pesquisa; Comunicação – Mídia Audiovisual; Comunicação – Mídia Impressa ou Sonora; Organismos de Bacias; e Entidades Reguladoras Infranacionais do Setor de Saneamento Básico.