Projeto “Campina de Brincantes” acontecerá em fevereiro e março, em Campina Grande
O projeto “Campina de Brincantes” nasceu com o objetivo de fortalecer grupos carnavalescos e populares esquecidos e levados ao ostracismo pelas forças políticas vigentes ao longo da história dessas manifestações artísticas locais. Artistas e grupos carnavalescos diversos (brincantes) continuam honrando a memoria da festa e da resistência, ocupando as ruas da cidade com suas cores, ritmos, sons e fantasias.
O projeto busca criar possibilidades, atrair um novo público através da cultura pulsante dos grupos carnavalescos (Os brincantes), que passa pelos profissionais, artistas e produtores culturais, juntando com o caldeirão de cultura popular dos grupos de maracatu, coco de roda, bois de carnaval, escolas de samba, troças e blocos carnavalescos de Campina Grande. Toda a economia criativa ganha e os artistas ganham um palco para que suas vozes sejam escutadas.
Em sua primeira edição, o projeto irá homenagear personagens que fizeram e fazem parte do cenário cultural da cidade; como o ativista cultural, dramaturgo e diretor teatral Álvaro Fernandes, a incentivadora cultural Socorro Castro, pelo Bloco do Rubacão da Socorro, a artesã em brinquedos populares, Anita Garibaldi, o mestre coquista Benedito do Rojão, o mestre Baixinho do Pandeiro e Zé Neto (in memorian), conhecido na cidade por durante vários anos ter sido o responsável pela organização do chamado “Carnaval Tradição”.
Dia 06 de fevereiro será o lançamento da primeira edição do projeto Carnavalesco Campina de Brincantes, às 19h, no Cine São José, com homenagens, participação de JB do Coco e convidados, grupos carnavalescos e exposição artística. A entrada é gratuita.