Salão do Artesanato Paraibano 2026 chega à orla de João Pessoa com mosaico, economia criativa e visibilidade cultural

Por Sérgio Melo

 

João Pessoa — A 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano está prestes a se tornar um dos maiores encontros de artesãs e artesãos do estado na capital paraibana. Com abertura marcada para 9 de janeiro de 2026, o evento será realizado em uma estrutura montada ao lado do Hotel Tambaú, na orla de João Pessoa, e segue até 1º de fevereiro, com funcionamento diário das 16h às 22h. A entrada é gratuita, mediante a doação espontânea de 1 quilo de alimento não perecível, destinado a ações solidárias.

Esta edição tem como tema “Mosaico. Arte em cada parte”, homenageando uma técnica artesanal presente na Paraíba, tanto no fazer manual quanto no espaço urbano — como nas praças e calçadas da capital. Serão mais de 600 expositores reunidos para apresentar peças que dialogam com inovação, tradição e identidade cultural regional.

A escolha da orla marítima de João Pessoa para sediar o Salão reforça a estratégia de ampliar a visibilidade do segmento e potencializar a economia criativa no período de alta estação turística. Segundo organizadores e parceiros, a expectativa é superar números históricos de público e negócios fechados. A estrutura inclui espaços para exposição, circulação do público e também áreas de convivência.

“A realização do Salão do Artesanato em um local tão emblemático como a orla da nossa capital mostra o quanto nossos artesãos estão preparados para dialogar com novos públicos, fortalecendo a cultura local e gerando oportunidades de trabalho e renda”, destacou o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba.

Além do aspecto econômico, o Salão do Artesanato Paraibano se consolida, ano após ano, como um importante veículo de divulgação da diversidade cultural do estado. A participação de artesãs e artesãos de diferentes regiões — do Litoral ao Sertão — reforça a vitalidade das expressões manuais e tradições populares que compõem a herança cultural paraibana.

No circuito de eventos que inclui o Salão do Artesanato, a produção manual e as trocas entre visitantes e criadores se desdobram em encomendas que, muitas vezes, se estendem ao longo do ano. Essa relação direta entre o público e os produtores reforça a importância de iniciativas que promovam não apenas a exposição, mas a sustentabilidade econômica do artesanato enquanto prática cultural e fonte de renda.

O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) em parceria com o Sebrae/PB, reafirmando o compromisso com a valorização do trabalho artesanal e com a promoção de políticas públicas que fortaleçam a cultura e a economia criativa no estado.

 

 

Sérgio Melo
Jornalista e Gestor Ambiental. Coordenador de projetos de Educação Ambiental no portal Paraíba Cultural e no Q-Ideia – Design e Comunicação. Atua em ações integradas de sustentabilidade, cultura e desenvolvimento territorial no Estado da Paraíba.

 

 

0 Shares

Post relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?