Campanha Um Dia No Parque é lançada com objetivo de levar mais de 100 mil pessoas às unidades de conservação brasileiras

 Campanha Um Dia No Parque é lançada com objetivo de levar mais de 100 mil pessoas às unidades de conservação brasileiras

Jardim Botânico Inhotim, Brumadinho, MG – Foto: Sérgio Melo

Hoje, dia 23 de maio, é o lançamento oficial da campanha Um Dia No Parque 2023, com o tema “É hora de cuidar do nosso lar”. A iniciativa tem como objetivo a valorização das unidades de conservação por meio da visitação. Em sua sexta edição, a campanha espera ultrapassar o número de cerca de 100 mil pessoas e 360 parques, reservas e outros tipos de áreas protegidas que participaram no ano passado.

Este ano, as ações irão acontecer no dia 23 de julho, em unidades de conservação de todo o país. Esses territórios possuem grande importância local, nacional e mundial, já que preservam a biodiversidade de seus biomas, melhoram a qualidade de vida e contribuem para o equilíbrio climático necessário para a produção de alimentos e energia em todo o país e, ainda, auxiliam no combate ao aquecimento global. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de 15% da superfície da Terra é ocupada por áreas de conservação. Segundo o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Brasil possui mais de 2.600 unidades de conservação, ocupando 30% do território nacional.

O tema deste ano tem por objetivo dar continuidade ao ocorrido em 2022, “De Volta ao Lar”, que convidou as pessoas a voltarem a frequentar as unidades de conservação depois de dois anos de campanha em formato híbrido, por causa da pandemia do coronavírus. Este ano, a ideia é chamar a atenção para a importância do cuidado com as unidades de conservação e de mostrar como esses locais auxiliam, principalmente, na manutenção da saúde das comunidades locais, seja física, mental ou até mesmo financeira. Além disso, a iniciativa contribui para destacar a centralidade da temática ambiental nas políticas públicas mundiais atuais, ressaltando a relevância do meio ambiente para a crise climática.

“Em 2022, convidamos as pessoas de volta às unidades de conservação. Este ano, nós as convidamos para também cuidarem dessas áreas, e a visitação é uma das maneiras de garantir esse cuidado. Além disso, nós também convidamos as pessoas para que façam algum trabalho voluntário nas unidades de conservação, para que se sintam ainda mais próximas da natureza”, afirma Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC.

O cuidar do nosso lar, proposto no tema, também traz a centralidade das unidades de conservação, para o desenvolvimento socioambiental da economia local e nacional.

Além disso, ao chamar os parques de “nosso lar”, está se destacando que será apenas com o reconhecimento dessas unidades de conservação como patrimônio de todos que haverá a vontade e o entendimento do porquê se valorizar e preservar essas áreas. É preciso que haja uma conexão das pessoas com a natureza e o reconhecimento de que aquele espaço também é delas.

Por fim, o destaque do tema no “É hora” indica o quanto o meio ambiente está sendo debatido e valorizado nas políticas públicas, na estruturação de empresas, nas relações entre países e nas ações de personalidades importantes. É a maneira de falar que a hora é agora, este é o momento de agir em prol da natureza.

“A campanha Um Dia No Parque é extremamente importante para que todas as brasileiras e todos os brasileiros possam conhecer e visitar as unidades de conservação mais próximas de suas casas. Isso aumenta a sensação de pertencimento e de cuidado com esses territórios, que muitas vezes estão sendo ameaçados, como tem acontecido aqui na Amazônia”, afirma Jakeline Pereira, Diretora do Programa de Áreas Protegidas do Imazon, uma das organizações que realizam a campanha.

Em 2022, a campanha levou cerca de 100 mil pessoas aos parques, reservas e demais unidades de conservação em todos os biomas, as mobilizando na criação de um dia próximo à natureza, que valoriza os mais importantes patrimônios ambientais do país.

Diego Igawa Martinez, coordenador de projetos da SOS Mata Atlântica, fala sobre as expectativas para a ação deste ano: “A campanha Um Dia No Parque vem crescendo ano a ano, assim como a visitação nas unidades de conservação. Neste ano, esperamos que a adesão dos parceiros e do público seja ainda maior para contribuirmos com a criação de uma cultura de valorização e de defesa desses espaços tão importantes para o bem-estar da sociedade. A ideia é que a campanha seja cada vez mais orgânica e que a população esteja cada vez mais engajada com as suas áreas protegidas”.

O Um Dia No Parque foi idealizado pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, a Rede Pró UC, e é realizado pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, que é formada por empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das unidades de conservação e que juntam forças anualmente para a realização dessa importante ação. A Coalizão é formada pela Rede Pró UC; WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Semeia, Fundação Grupo Boticário, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas, FUNBIO- Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional.

 

Serviço:

0 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?