Dia da Visibilidade Trans: Telecine Cult exibe ‘Pequena Garota’ e ‘Monica’

 Dia da Visibilidade Trans: Telecine Cult exibe ‘Pequena Garota’ e ‘Monica’

Trace Lysettes em cena de ‘Monica’.

Nesta segunda (dia 29 de janeiro), é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans e, por isso, o Telecine Cult exibe uma programação especial dedicada à data, a partir das 16h15. O pontapé inicial é com o documentário ‘Pequena Garota’, exibido no Festival de Berlim em 2020, que acompanha a jornada de aceitação e amadurecimento de Sasha, uma menina trans de 8 anos. Depois, às 17h50, vem ‘Monica’, filme de Andrea Pallaoro indicado a três prêmios do Festival de Veneza em 2021. No longa, uma mulher trans retorna à sua cidade natal para visitar a mãe, que está doente. O retorno traz à tona as feridas dessa relação, deteriorada pelo preconceito.

Além do especial, o Telecine tem em seu acervo — disponível dentro do Globoplay, do Prime Video Channels e das plataformas de streaming das operadoras — outros filmes estrelados por pessoas trans. Como ‘Tudo Sobre Minha Mãe’, filme de Pedro Almodóvar premiado com o Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2000. A história acompanha a jornada de Manuela, que vai a Barcelona em busca do pai de seu filho, que acabara de morrer após ser atropelado. O reencontro, no entanto, reserva-lhe uma surpresa. Já em ‘Tomboy’, premiado em Berlim com o prêmio Teddy para filmes Queers, o protagonismo é de Mickaël, um garoto trans que tem de lidar com a chegada da adolescência e a descoberta de sua identidade de gênero.

Também no acervo, ‘Rosie’, comédia dramática selecionada para o Festival de Toronto, acompanha a adaptação de uma menina órfã que se muda para a casa de sua tia e suas duas amizades não-binárias, formando uma família LGBT+. O documentário ‘Para Onde as Feiticeiras Voam’ traz para as telas um grupo de sete artistas de rua que atuam nas ruas do centro de São Paulo, como um coletivo de pessoas LGBTQIA+.

 

Dia Nacional da Visibilidade Trans

No Telecine Cult, dia 29 de janeiro, a partir das 16h15.

 

Pequena Garota (2020)

No Telecine Cult, dia 29 de janeiro, às 16h15. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do GloboplayPrime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Sasha, uma menina transgênero de apenas 8 anos, lida com as pressões e a crueldade de uma sociedade cada vez mais conservadora. O documentário explora a jornada de aceitação da menina e de sua família.

Diretor: Sébastien Lifshitz

Elenco: Sasha

Documentário | 10 anos | DEN, FRA | 84’

 

Monica (2022)

No Telecine Cult, dia 29 de janeiro, às 17h50. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do GloboplayPrime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Longe desde a adolescência, Monica retorna para a casa após 20 anos para cuidar de sua mãe doente. Com um passado conturbado entre as duas, Monica agora tem a chance de se reconectar com sua família.

Diretor: Andrea Pallaoro

Elenco: Emily Browning, Patricia Clarkson, Trace Lysette

Drama | 16 anos | ITA, USA | 113’

0 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
Which Notifications would you like to receive?