Dia Nacional do Campo Limpo: Sumitomo Chemical fomenta a educação ambiental com crianças em evento comemorativo

 Dia Nacional do Campo Limpo: Sumitomo Chemical fomenta a educação ambiental com crianças em evento comemorativo

A Sumitomo Chemical, uma das principais companhias químicas do mundo, participa ativamente do Sistema Campo Limpo, idealizado pelo inpEV, que consiste na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O programa nacional tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada que envolve agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público.

Em 2022, mais de 6,8 mil toneladas de embalagens de produtos da Sumitomo Chemical foram recolhidas e tiveram a destinação correta. Segundo estudo de Ecoeficiência da Fundação Espaço Eco, esse resultado evitou a emissão de mais de 6 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) no ambiente, o que seria necessário mais de 49 mil árvores para capturá-lo. Já em relação ao consumo de energia elétrica, foram poupados neste período 330 mil Megajoule, o suficiente para abastecer 47 mil residências durante 1 ano.

Esses números atestam a eficácia de atuação do programa, posicionando o Brasil como uma referência na destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos, com uma média anual de 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas.

Para garantir mais visibilidade à iniciativa, será realizado em Petrolina/PE um evento nesta sexta-feira, dia 18, realizado pelo Acavasf (Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco) em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo. Aproximadamente 250 crianças entre 4 e 12 anos de idade são esperadas para participar de atividades lúdicas, como peça de teatro, brincadeiras interativas e exibição de filmes, com o princípio de conscientização e preservação do meio ambiente voltado ao agronegócio. As crianças participantes são alunos de escolas públicas e localizadas na zona rural de Petrolina e Juazeiro/BA.

Amanda Pinheiro, representante de vendas da Sumitomo Chemical, explica que essa iniciativa é uma grande oportunidade de ensinar desde cedo para as crianças as práticas sustentáveis em campo.

“Vejo esses pequenos como multiplicadores de boas ações, que vão chegar em casa e conversar com os pais sobre a importância de devolver as embalagens vazias dos defensivos agrícolas, a importância da utilização de EPI’s quando for aplicar produtos químicos, a importância de conservar o solo, manter áreas de reserva ambiental, entre outras práticas. Então, estimulando a conscientização das crianças podemos não só fazer com que elas criem novos hábitos como também sejam instrumentos de mudança em suas casas”, comenta.

0 Shares
Digiqole Ad

PBC

https://paraibacultural.com.br

Noticias Culturais e Ambientais da Paraíba

Conteúdo relacionado

Ativar notificações Sim Não
On which category would you like to receive?