IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro do planeta
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou um mapa-múndi com o Brasil no centro do planeta, integrante do Atlas Geográfico Escolar. O lançamento ocorreu na última terça-feira (9), mas a posição destacada do país no documento começou a viralizar nas redes sociais na noite de sexta (12) e no sábado (13).
Além da posição do Brasil centralizada, o mapa marca os países que fazem parte do G-20 e aqueles que tem representação diplomática brasileira. O documento também tem dados e informações básicas sobre o país, como área e população totais.
Segundo o IBGE, o lançamento do mapa-múndi ocorre simultaneamente à presidência do Brasil no G-20 e é “uma oportunidade de mostrar uma forma singular do país ser visto em relação a esse grupo de países e ao restante do mundo”.
A posição incomum causou alvoroço, já que a maioria da população foi ensinada e se acostumou com a “Projeção de Mercator” (foto acima), com o continente europeu no centro. Esse mapa, com o decorrer do tempo, foi criticado pelo eurocentrismo e por distorcer o tamanho dos continentes.
Um exemplo é a Antártida, que aparece maior que a África. Porém, o continente africano é quatro vezes maior que a gelada e praticamente inabitada porção de terra ao sul do planeta.
O Atlas Geográfico Escolar estará disponível em versão física e no site do IBGE.